PATROCÍNIO, ARAGUARI E ITUIUTABA DEBATEM ENSINO DE MÚSICA
Com objetivo de debater a implantação do ensino de música no currículo das escolas públicas, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/5/12), três audiências públicas no interior do Estado em Patrocínio (Alto Paranaíba), Araguari e Ituiutaba (Triângulo). O deputado Elismar Prado (PT) é o autor do requerimento para os encontros.
Em Patrocínio, a reunião será na quarta-feira (2), às 15 horas, na Câmara Municipal (rua Joaquim Carlos dos Santos, s/nº, Cidade Jardim). Na quinta (3), a comissão realiza audiência, às 8 horas, na Galeria Municipal de Artes e Cine Teatro de Araguari (Praça Manoel Bonito, 26, Centro). Às 15 horas, a reunião em Ituiutaba acontece na Câmara Municipal (Praça Cônego Ângelo, s/nº, Centro).
A obrigatoriedade do ensino da música na edução básica está prevista na Lei Federal 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Segundo Elismar, o prazo para os Estados se adaptarem expirou em agosto do ano passado e, em Minas Gerais, a determinação ainda não foi cumprida. “Não pretendemos formar músicos, mas usar a música como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento intelectual dos alunos”, justificou na ocasião da aprovação do requerimento solicitando o debate.
No dia 19 de abril deste ano, o assunto foi discutido em Paracatu (Noroeste de Minas), quando o parlamentar disse que o Estado ainda não apresentou um plano para implantação do novo conteúdo nas escolas. O objetivo da comissão é realizar 12 audiências em várias regiões do Estado para cobrar a implementação.
Convidados – Para os três encontros, foram convidados a ministra de Estado da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda; as secretárias de Estado de Educação e de Cultura, respectivamente, Ana Lúcia Almeida Gazzola e Eliane Denise Parreiras Oliveira; e a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz da Silva Cerqueira. Em Patrocínio, também foi convidado o presidente da Associação Mineira de Municípios, Ângelo José Roncalli de Freitas.
Já para a reunião em Araguari também foram convidados o prefeito municipal, Marcos Coelho de Carvalho; o presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério Bernardes Coelho; o responsável pelo Escritório Regional do Triângulo Mineiro - Uberlândia da Associação Mineira de Municípios, Adônis Castro; e a diretora do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, Glaucia Osório Ribeiro Machado.
Em Ituiutaba, ainda foram convidados a partipar da reunião o prefeito municipal, Luiz Pedro Correa do Carmo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Rodrigues de Souza; o responsável pelo Escritório Regional do Triângulo Mineiro - Uberlândia da Associação Mineira de Municípios, Adônis Castro; e a diretora do Conservatório Estadual de Música Dr.José Zoccoli de Andrade, Silvia Rúbia Queiroz Cunha Souto.
Assunto foi tema de Debate Público em novembro
Em novembro do ano passado, a Comissão de Cultura promoveu o Debate Público Música nas Escolas, quando a representante da Secretaria de Estado de Educação, Ermelinda Pedrosa, informou que o Governo do Estado estuda a possibilidade de criar um horário nas escolas para o ensino de música a alunos com aptidões musicais. Outras ações previstas são o ensino de conceitos básicos de música nas aulas de educação artística e de dança e expressão corporal nas aulas de educação física.
Para a professora da Escola de Música da UFMG, Maria Betânia Parisi Fonseca, a falta de professores capacitados para ministrar os conteúdos voltados para a formação musical é um dos principais desafios para a implementação da Lei 11.769. Segundo ela, os cursos de licenciatura em música são recentes, e os últimos concursos para contratação de professores de artes exigiram formação em educação artística. "Vamos demorar muitos anos para formar especialistas para atuar na educação básica", afirmou.
 Ver Todas as Notícias
 Ver Todas as Notícias
