quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gov. Anastasia inaugura Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

 
Magistra, a Escola da Escola, será o endereço de formação continuada dos servidores da educação em Minas Gerais


Wellington Pedro/Imprensa MG
Antonio Anastasia e secretária Ana Lúcia Gazzola durante inauguração da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores
Antonio Anastasia e secretária Ana Lúcia Gazzola durante inauguração da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (2), a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Denominada Magistra, a Escola da Escola, a instituição será o espaço destinado à formação continuada e desenvolvimento dos profissionais da educação do Estado. Criada pela Lei Delegada no. 180, de 20 de janeiro de 2011, a Magistra é uma realidade e uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação para os próximos anos.
O objetivo do Governo de Minas é viabilizar, por meio desta escola, uma estratégia intensa e inovadora de formação e capacitação para os profissionais da educação. O projeto pedagógico é um compromisso com o futuro, articulado com as necessidades, interesses e demandas reais do presente.
A instituição, que irá funcionar na Avenida Amazonas, 5855, bairro Gameleira – antiga sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE) – irá promover desde capacitações voltadas para o exercício profissional, no sentido estrito, até capacitações que objetivam a melhoria das condições de gestão, e que ampliem a visão de mundo dos profissionais da educação.
Os cursos serão voltados para professores e os demais profissionais relacionados ao processo educacional, como inspetores escolares, auxiliares de serviços gerais, gestores, entre outros, por meio de cursos presenciais ou a distância, como forma de atender os mais de 276 mil profissionais efetivos, efetivados e designados, chegando às 3.779 escolas estaduais, espalhadas por todo o Estado. A escola atenderá também profissionais das redes públicas municipais.
Formação Continuada
Para o desenvolvimento dos cursos que serão ministrados na modalidade presencial, a sede da Magistra conta com quatro salas de aula que atenderão cerca de 160 educadores, dois laboratórios de informática com 40 lugares ao todo, além de um auditório com capacidade para 98 pessoas. A expectativa é de que, ainda no segundo semestre de 2012, outras seis salas de aula sejam montadas.
A escola oferecerá cursos de forma centralizada ou descentralizada, ou seja, determinados cursos podem atender a necessidades gerais do Estado e outros serão criados para regiões ou temas específicos, de acordo com as necessidades detectadas.
Os cursos a distância, que estarão disponíveis aos servidores da educação no site da Magistra, têm a formulação pedagógica e a elaboração feita por instituições públicas e privadas de Ensino Superior que integram a Rede Mineira de Formação, parceira da Secretaria de Estado de Educação. Atualmente, 19 instituições fazem parte da Rede e estão aptas a oferecer cursos de capacitação na plataforma virtual da instituição de acordo com as diretrizes de formação estabelecidas. Para inicio de cada curso, será necessário um número mínimo de inscritos.
São quatro os pilares dos cursos a distância: cursos voltados para as disciplinas do Currículo Básico Comum – Áreas do Conhecimento; Temas Transversais; Gestão Educacional; e Escola, Família e Sociedade. A partir desta quinta-feira (2/02), já estarão à disposição dos profissionais da educação 33 cursos, sendo dez na área que trabalha o Currículo Básico Comum, dez relacionados aos temas transversais, dez no campo da gestão e três abordando a vertente Escola, Família e Sociedade.
Dentre os cursos disponíveis estão “Evolução das Ideias da Física”, “Geometria por meio de atividades interacionais”, “Educação Ambiental: Possibilidades de integração das áreas de conhecimento”, “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, “Identificação e enfrentamento de conflitos e violências no meio escolar”, “Desmistificando a rede: atores, entidades, programas, políticas e serviços na proteção à criança e adolescente”.
Para ter acesso e se inscreverem nos cursos a distância, os profissionais da educação terão que fazer um treinamento e conhecer o funcionamento do site e da plataforma Moodle – ambiente virtual de aprendizagem onde os cursos serão oferecidos e desenvolvidos. Para isso, o servidor interessado deve acessar o sítio da Magistra (http://magistra.educacao.mg.gov.br) e preencher um questionário.
Primeiros cursos
A partir da segunda-feira (6), a Magistra realiza seu primeiro curso de capacitação presencial para 94 educadores, diretores e coordenadores de 11 escolas estaduais de Belo Horizonte que desenvolverão, em 2012, o projeto “Reinventando o Ensino Médio”. O curso terá a duração de uma semana, com 40 horas-aula.
Além dos cursos presenciais e a distância, a Magistra firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, permitindo que as reuniões entre educadores que acontecem na Escola de Formação, denominadas “Rodas de Conversa”, sejam produzidas no formato televisivo e transmitidasàs unidades escolares e às Superintendências Regionais de Ensino, por meio do Canal Minas Saúde, levando aos profissionais da educação seminários e debates sobre diferentes temáticas. O formato e a veiculação do programa estão sendo formulados. Cerca de 92% das escolas públicas estaduais já instalaram as antenas que recebem o sinal do Canal Minas Saúde. Ainda neste semestre, todas as escolas deverão ter o equipamento montado.
Eixos pedagógicos
Cinco eixos pedagógicos foram definidos para orientar a atuação da Magistra. As ações propostas na instituição trabalharão, de forma transversal, com todos esses segmentos da formação: a necessidade do domínio do conhecimento; o fortalecimento da identidade profissional dos educadores; o trabalho com o tato pedagógico, ou seja, a capacidade de estabelecer relações de comunicação efetivas com os alunos; o trabalho em equipe e o compromisso social do profissional da educação.
AMagistra promoverá a integração entre os diversos setores da própria Secretaria e também permitirá a troca de experiências com outras instituições. A escola de formação vai articular ações com outras instituições, sejam elas federais, estaduais ou privadas, credenciadas pelo Governo, e órgãos de pesquisa.
A história da educação em um Museu
Além de cursos de capacitação, a Magistra oferece outra fonte de conhecimento para os servidores da educação, pesquisadores e demais interessados. O Museu Ana Maria Casasanta conta com um acervo de cerca de seis mil peças que ajudam a contar a história da educação em Minas Gerais. Entre as peças há carteiras, uniformes, quadros negros, cartilhas de leitura e até palmatórias. As peças pertenciam ao Museu da Escola, que ficava em exposição no Instituto de Educação de Minas Gerais, e foi repensado e rebatizado.
O museu retrata, por exemplo, os quatro momentos pelos quais a educação mineira passou: o da Escola Tradicional, o da Escola Nova, o do Modelo Pabae (Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar) e o da Escola Contemporânea. Por meio dessa linha do tempo, o visitante pode acompanhar as mudanças nos modelos de ensino e na estrutura da sala de aula em Minas, tais como modelos de carteira e objetos utilizados no aprendizado.
Na Magistra também está abrigado acervo do Museu Pedagógico e Laboratório Leopoldo Cathoud. Com cerca de cinco mil peças, o acervo do Cathoud é constituído de equipamentos de física, química, astronomia, amostras mineralógicas, zoológicas, botânicas, paleontológicas, entre outros. Parte do acervo já está disponível para visualização dos visitantes e as demais peças estão passando por inventário e por processo de revitalização.
O Museu Ana Maria Casasanta estará aberto à visitação de segunda a sexta-feira, mediante agendamento por telefone. O público-alvo principal serão escolas e pesquisadores, mas o espaço ficará aberto para quaisquer interessados pela história da educação. O telefone para agendamento é 3379-8431.
Biblioteca com 50 mil livros
Outra referência para a pesquisa dos interessados pela educação mineira na Magistra é a antiga Biblioteca do Professor, que recebeu o nome do escritor Bartolomeu Campos Queirós. A biblioteca tem um acervo de 50 mil livros, incluindo desde títulos atuais até material de pesquisa e documentos sobre a história da educação no Estado.
Este material agrega títulos que estavam no Centro de Referência do Professor, que funcionava na Praça da Liberdade, e o acervo do extinto Instituto de Recursos Humanos João Pinheiro. A Biblioteca Bartolomeu Campos Queirós foi instalada no andar térreo da Magistra e contará com salas especiais para homenagear intelectuais mineiros. Em uma das salas já está disponível o acervo pessoal da educadora Alda Lodi, com cerca de dois mil livros. Outras duas salas estarão disponíveis para acesso do público: uma com livros pertencentes à professora Ana Maria Casasanta e outra na qual será reproduzido o ambiente do escritório onde trabalhava o escritor Bartolomeu Campos Queirós, que dá nome à biblioteca.
Bartolomeu Campos Queirós faleceu no início deste ano. Com mais de 40 livros publicados, o escritor ganhou vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, e teve participação importante na estruturação e na concepção da 1ª exposição do Museu Ana Maria Casasanta.
Centro de Referência Virtual
O Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), conhecido por ser um portal de orientações pedagógicas para o professor da educação básica de todo o Estado, passa a fazer parte, também, da estrutura da Magistra. Esse espaço virtual foi criado em 2004 com o objetivo inicial de implementar a proposta curricular básica nas escolas estaduais de maneira que as informações estivessem acessíveis a todos os professores do estado. Atualmente, o Portal do CRV tem uma média de 60 mil acessos diários e conta com um grande acervo de informações complementares na Biblioteca Virtual e um fórum de discussão no qual o educador pode se comunicar com outros docentes e discutir práticas pedagógicas.
Quem for à sede da Magistra terá a oportunidade de conferir a série “Educadoras de Minas”. Em exposição no saguão de recepção da escola, os painéis, por meio de fotos e textos, vão retratar a história e a trajetória de nomes importantes da educação no Estado. As duas primeiras personalidades a serem homenageadas serão Alda Lodi e Alaíde Lisboa de Oliveira.