quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BH tem a menor taxa de desemprego do Brasil

Região Metropolitana de Belo Horizonte tem a menor taxa de desemprego do país
Publicado em 01/02/2012 17:12:28



A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem a menor taxa de desemprego das sete regiões metropolitanas brasileiras avaliadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada em 2011 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela Fundação João Pinheiro e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). A taxa de desempregados na RMBH chegou a 7%, o menor índice desde 1996. Também foram pesquisadas as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Recife, São Paulo, Salvador e Fortaleza, além do Distrito Federal. No ranking global, a região liderou as estatísticas entre as cidades brasileiras que tiveram o maior crescimento entre 2010 e 2011.

Segundo Plínio de Campos, coordenador da pesquisa, o bom resultado da RMBH se deve ao crescimento de vagas de trabalho em 2011. “A construção civil ofertou 3 mil novos postos de trabalho, o comércio criou 5 mil e o setor de serviço disponibilizou 4 mil vagas. Além disso, houve retração na indústria e em demais setores”, contou.

Ranking global

No ranking global, a Região Metropolitana de Belo Horizonte se destaca entre as cidades brasileiras com o melhor desempenho de crescimento. A lista das 200 regiões metropolitanas que mais cresceram no mundo, entre 2010 e 2011, foi divulgada pelo Instituto Brookings, de Washington, nos Estados Unidos. Critérios como renda e emprego analisados pelo instituto determinaram o crescimento. Na lista, a RMBH aparece na 28ª posição, à frente de Brasília (34ª), São Paulo (37ª), Rio de Janeiro (42ª) e Porto Alegre (50ª). Na liderança da lista está a cidade chinesa de Xangai.

Qualificação

Com o objetivo de facilitar a inserção de jovens e adultos no mercado formal de trabalho, a Prefeitura criou em 2010 o programa Melhor Emprego, parte do projeto sustentador Qualificação, Profissionalização e Emprego, integrante do programa BH Metas e Resultados. Desde o seu lançamento, quase 120 mil pessoas foram empregadas. Ao longo de 2011, 624 novas empresas passaram a oferecer vagas para os trabalhadores através dos postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os cursos de capacitação são escolhidos tendo como base os indicadores sobre o mercado de trabalho, setores econômicos em ascensão ou em queda, demanda de mão de obra na capital e na Região Metropolitana.

Para usufruir do programa Melhor Emprego, é preciso ser morador de Belo Horizonte, ter ao menos 16 anos e se cadastrar em um dos postos do Sine, que funcio-nam no Barreiro, no Centro, em Venda Nova e no BH Resolve, portando carteira de identidade, CPF, PIS/Pasep, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Nos postos são realizados o acolhimento ao trabalhador, a seleção e o encaminhamento para cursos e vagas de emprego, habilitação ao seguro desemprego e orientações sobre o mercado de trabalho, além do auxílio para a confecção do currículo e o planejamento profissional.

Oportunidades de emprego em Belo Horizonte

78 pessoas
Conseguem emprego através dos postos do Sine PBH toda semana.

2.551 pessoas
São encaminhadas mensalmente, em média, pelos postos Sine PBH, para vagas de emprego.

5.375 pessoas
Moradores das áreas de maior vulnerabilidade da cidade foram contemplados pela oferta de vagas de qualificação por meio das secretarias municipais adjuntas de Assistência Social e de Direitos de Cidadania.

1.371 vagas
Foram obtidas em cursos de inclusão digital, através da Prodabel.

43.767 pessoas
Foram inseridas em ações formativas de apoio e em vagas de elevação de escolaridade com qualificação do programa Floração, destinado aos alunos do ensino fundamental noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).