sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Primeiras doações recolhidas na ALMG vão para Zona da Mata

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais entregou, nesta quarta-feira (11/1/12), à Cruz Vermelha, cerca de duas toneladas de roupas e calçados, 928 fraldas e 74 litros de leite. O material, que foi arrecadado em apenas três dias de campanha, será repassado à Defesa Civil para distribuição às vítimas das chuvas dos municípios de Além Paraíba, Miraí e Cataguases, na Zona da Mata, que foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.
“As doações são de extrema importância para este momento difícil que estamos vivendo. Os mineiros são muito solidários”, afirmou a secretária-geral da Cruz Vermelha, Cristiane Monteiro. Até agora, o volume maior de materiais recolhidos na ALMG foi de roupas e calçados - 2,2 toneladas, no total. Também foram arrecadados 342 litros de água mineral, 115 kg de arroz e 53,5 de feijão. A Cruz Vermelha, no entanto, alerta que continuam faltando alimentos e, principalmente, água para os desabrigados.
A campanha da ALMG, que faz parte do Projeto Assembleia Solidária, teve início no dia 6/1/12 e continuará enquanto houver municípios precisando de ajuda. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no hall do prédio principal da instituição, na rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Podem ser doados leite em pó, fraldas, água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, além de roupas e calçados em bom estado. A previsão é de que o segundo lote de donativos recebidos seja encaminhado à Cruz Vermelha na próxima quarta (18).
Alertas - A Cruz Vermelha solicita às pessoas que procurem separar os itens doados por categoria. Pede ainda para que roupas femininas, masculinas e infantis também sejam separadas para facilitar a identificação do material. Outra dica é amarrar pares de sapato para que eles não se percam no momento da triagem e distribuição. A instituição orienta também para que roupas e calçados estejam limpos e em bom estado de uso.
Entidade filantrópica sem fins-lucrativos, responsável por auxiliar os poderes públicos em momentos de catástrofes, a Cruz Vermelha informa que não recebe doações diretamente da população. Sua missão é realizar a triagem, o armazenamento e a distribuição à Defesa Civil dos materiais recolhidos nos postos de arrecadação autorizados.
Chuvas - Segundo boletim desta quarta-feira (11) da Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), foram registradas 15 mortes no Estado em decorrência das chuvas. Já são 127 os municípios que decretaram situação de emergência. Há ainda o registro de três pessoas desaparecidas, em Santo Antônio do Rio Abaixo, União de Minas e Além Paraíba.
O número de feridos soma 119 em todo o Estado e os desabrigados chegam a 2.495. Ao todo, são 25.514 pessoas desalojadas. Foram destruídas 394 casas e outras 9.834 foram danificadas. A chuva também destruiu 175 pontes. Até o momento, 182 municípios foram afetados.