segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Governo de Minas distribui "Kits" de medicamentos nas cidades atingidas

PDFImprimirEmail
Renato Cobucci/Secom-MG
Governo de Minas começou a distribuir os Kits de Atendimento às Calamidades
Governo de Minas começou a distribuir os Kits de Atendimento às Calamidades
BELO HORIZONTE (07/01/12) - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) começaram a distribuir, neste sábado (7), os Kits de Atendimento às Calamidades – kits de medicamentos – aos municípios afetados pelas chuvas. Os kits, com medicamentos e materiais para atendimento médico, enviados pelo Ministério da Saúde, começaram a chegar a Belo Horizonte na madrugada desse sábado. O Governo de Minas solicitou inicialmente ao governo federal 40 unidades. Cada kit atende a demanda de 500 pessoas por aproximadamente três meses.
Os municípios que receberão prioritariamente esses medicamentos são Belo Vale, Brumadinho, Cataguases, Cipotânea, Congonhas, Governador Valadares, Guaraciaba, Guidoval, Mário Campos, Miraí, Moeda, Muriaé, Ponte Nova, Rio Casca, Sardoa, Senador Firmino e Visconde do Rio Branco.
“Avaliando a atual situação no Estado, provocada pelas chuvas, a Defesa Civil Estadual detectou necessidade de encaminhar, em caráter de emergência, kits de medicamentos para esses 17 municípios mineiros. A partir de segunda-feira vamos avaliar quais serão os outros municípios que receberão os kits. A distribuição está sendo feita pela Secretaria de Estado de Saúde, com o apoio da Defesa Civil Estadual e os medicamentos que chegarão aos municípios serão distribuídos à população com a orientação das secretarias municipais de saúde e das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs)”, explicou o chefe da Defesa Civil Estadual, Coronel Luis Carlos Martins.
Prevenção e atendimento
Os Kits de Atendimento às Calamidades contêm itens que atendem às principais necessidades dos municípios para a prevenção e o atendimento em casos de enfermidades decorrentes do período chuvoso. Serão distribuídos amoxicilina, analségicos, paracetamol, sais de reidratação e sulfametoxazol, entre outros medicamentos, além de materiais para atendimento médico, como esparadrapo, luva, máscara e seringa.
A Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde vem atendendo aos pedidos das Regionais de Saúde em todo o Estado. Para as Regionais de Belo Horizonte, Divinópolis, Ponte Nova e Manhmirim, responsáveis por 159 municípios, foram liberados 44 mil frascos de Hipoclorito de sódio 2,5%, que é utilizado na desinfecção de água para consumo humano. Para a Regional de Ubá, houve o envio de soro antirrábico, soro antibotrópico e antiaracnídico, para atendimento emergencial.
A secretaria garante também a vacinação nos municípios mais afetados. A vacina contra o tétano (dupla adulto) é a mais aplicada no período chuvoso. Todas as regionais da Secretaria de Saúde contam com estoques suficientes para atender às necessidades. Caso haja uma demanda maior, a Secretaria atenderá prontamente.
Para o coordenador Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Rasível Reis, garantir à população acesso a estes medicamentos de forma ágil é de extrema importância. “Esta ação, realizada em parceria com a Defesa Civil, reforça a preocupação da Secretaria de Saúde em assistir à população que, devido aos estragos provocados pelas águas, estão com dificuldades de acesso aos hospitais e às Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou Rasível.