sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PBH investe na saúde de idosos em BH


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investe na saúde das pessoas idosas através do Maior Cuidado, ação que promove também intervenções de proteção e segurança para atender os idosos. O Maior Cuidado é constituído por diversos programas, como o Mutirão do Idoso, o projeto Cuidador de Idosos, as Academias da Cidade e o projeto de qualificação do cuidado ao idoso frágil. Veja nesta página mais detalhes sobre cada um desses programas.

O Maior Cuidado não é a única ação da SMSA em prol do idoso. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital das Clínicas, o Centro Mais Vida (CMV), por exemplo, avalia e atende os idosos frágeis encaminhados pela rede SUS-BH. No local, o idoso passa por uma consulta geriátrica e de enfermagem e, quando necessário, é encaminhado para uma equipe multidisciplinar. Após a avaliação no CMV, os casos mais complexos são encaminhados para o serviço de geriatria do Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas e para a Faculdade de Ciências Médicas/ Fundação Educacional Lucas Machado. Os casos menos complexos retornam aos centros de saúde para o acompanhamento das equipes de referência.

Para o comerciante Geronil Felipe, o acompanhamento que a mãe Que¬robina Virgínia, de 83 anos, está recebendo, é essencial para as atividades cotidianas, como tomar banho e se alimentar. “A minha mãe precisa de cuidados sempre. Portanto, o trabalho da cuidadora Carina Marcia Oliveira faz com que a minha família fique menos sobrecar¬regada. Esse programa veio para acrescentar os nossos esforços”, disse Geronil, sobre o Maior Cuidado.

Saiba mais sobre os programas que fazem parte do Maior Cuidado



Mutirão do Idoso

Em parceria com o Centro de Geriatria do Hospital das Clínicas, a SMSA realiza o Mutirão de Saúde do Idoso – Envelhecimento Saudável. O objetivo do evento, que tem como público-alvo a população acima de 60 anos, é promover o diagnóstico precoce de doenças como o Mal de Alzheimer e chamar a atenção para a importância de atualização da caderneta de saúde do idoso. Uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais também acompanham o evento. Em 2011 foram realizados dois mutirões abertos ao público. Desde a inauguração do Centro Mais Vida, em setembro de 2010, já foram atendidos 7.015 idosos (o que inclui os atendimentos realizados nos mutirões).

Projeto Cuidador de Idosos

O idoso é acompanhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado, de acordo com o seu estado clínico e social. Nesse período, o profissional o auxilia nas mais variadas atividades, como alimentação, banho e recreação. O programa Cuidador de Idosos já atende 412 idosos residentes em Belo Horizonte e é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

Projeto Qualificação do Cuidado Domiciliar ao Idoso Frágil

A SMSA, por meio da Gerência de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, oferece o Projeto de Qualificação do Cuidado ao Idoso Frágil, que tem o objetivo de aperfeiçoar o serviço oferecido nas unidades de saúde. Foram capacitados, desde novembro de 2009, 3.841 profissionais. O projeto é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a secretaria. Os encontros são realizados no Centro de Educação em Saúde (CES).

Academias da Cidade

As Academias da Cidade também contam com a participação ativa de idosos. Até outubro de 2011, mais de 5 mil idosos participavam das atividades. A meta é aumentar 30%, a cada ano o percentual de vagas para idosos no programa, passando de 2.255 idosos atendidos, em 2008, para cerca de 6.500 em 2012. Nas Academias da Cidade são oferecidas atividades aeróbias e anaeróbias, que incentivam o uso adequado da força, flexibilidade e do equilíbrio, além de exercícios de step e caminhada orientada, que visam reduzir os fatores de risco de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) e elevar os níveis de saúde da população, o que reduz gastos com a saúde pública e aumenta as possibilidades de contatos sociais. São 41 unidades da Academia da Cidade na capital mineira, distribuídas nas nove regiões de BH.