segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ações da PBH são apresentadas no Uruguai




Oito alunos da Rede Municipal de Educação vão apresentar no Uruguai os projetos e ações executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para cumprir os oito Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A apresentação fará parte das atividades do Acampamento Mercocidades 2011, que vai reunir entre os dias 8 e 12 de dezembro, em Montevidéu, 60 crianças e adolescentes brasileiros, argentinos e uruguaios. Os alunos da capital foram escolhidos pelo bom desempenho no Avalia-BH e pela participação efetiva no programa Câmara Mirim.

Graziele Nazor de Oliveira, de 11 anos, está se preparando para mostrar a todos os participantes do acampamento quais são as ações executadas em Belo Horizonte para o combate à dengue. A aluna da Escola Municipal Armando Ziller, que fica no bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, está animada com a viagem e acha que será divertido conhecer estudantes de outras nacionalidades. Luciene da Silva, mãe de Graziele, contou que a estudante sempre foi muito dedicada e destacou que a viagem é um reconhecimento ao esforço da filha, que sempre sonhou em fazer uma viagem internacional.

Ansiedade

A Escola Municipal Emídio Berutto, localizada no bairro Santa Inês, na região Leste da capital, tem motivos para comemorar. Glauber Maurílio da Silva Gomes, que tem 12 anos e é aluno do 5º ano da escola, teve bons resultados no Avalia-BH 2010 e também foi um dos premiados com a viagem para o Uruguai. O garoto contou que não teve dificuldades na prova e que ficou muito feliz quando soube do prêmio. “Estou muito animado com a viagem. É o primeiro prêmio que ganho aqui e ele serve como motivação para que eu me dedique cada vez mais”, afirmou. Glauber destacou que está ansioso, principalmente, com uma das atividades programadas para o acampamento em Montevidéu: a visita ao estádio Centenário, palco da final da primeira Copa do Mundo, em 1930, vencida pelos uruguaios diante dos rivais argentinos.

Durante o Acampamento Mercocidades 2011, Glauber vai falar sobre o terceiro Objetivo do Milênio, que trata da promoção da igualdade de gênero e da autonomia das mulheres. Vera Lúcia Alves Ferreira, diretora do Emídio Berutto desde 2007, destacou que a escola se sente premiada com a viagem do aluno. “Além de todos os alunos da turma se sentirem valorizados, o prêmio é um reconhecimento para os profissionais da escola”, afirmou. Vera disse ainda que acontecimentos como esse agem como estímulo para alunos e professores. “Esta é a prova de que ninguém nunca perde por se esforçar demais”, concluiu.