segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Transplantes de órgãos aumentam 237.5% no Norte de Minas

PDFImprimirEmail
Dione Afonso
Santa Casa de Montes Claros
Santa Casa de Montes Claros
MONTES CLAROS (04/11/11) – A decisão estratégica adotada nos últimos anos pelo Governo do Estado de canalizar investimentos na interiorização dos tratamentos de saúde de alta complexidade está obtendo resultados satisfatórios, inclusive com o aumento dos transplantes de órgãos. No caso mais específico do Norte de Minas, entre 2005 e outubro deste ano, o número de transplantes realizados teve aumento de 237,5%, enquanto as doações de órgãos cresceram acima de 540%. A evolução é considerada importante por parte de especialistas da área de saúde, pois possibilita o acesso da população aos serviços médicos de alta complexidade, uma vez que até o início dos anos 2000 a maior parte do trabalho estava centralizada nos grandes centros urbanos do país.
Nos últimos sete anos, por meio de campanhas de conscientização da população e investimentos na melhoria da assistência médica e hospitalar, o Governo de Minas, em parceria com a União, conseguiu aumentar de 68 para 370 o número de doações de órgãos no Norte do Estado. Como consequência, o número de transplantes também obteve salto considerável, saindo de 40 casos registrados em 2005 para 95 realizados entre janeiro e outubro de 2011. Parte dos órgãos doados no Norte de Minas é utilizada em outras regiões do Estado, levando-se em conta vários fatores, como a compatibilidade entre doadores e receptores.
Em decorrência da regionalização dos serviços de saúde de alta complexidade, que vem sendo coordenada pelo Governo de Minas, por meio do MG Transplantes e da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), em dezembro do ano passado a região Norte passou a ser a primeira do interior do Estado a realizar transplantes de fígado. Só em 2011, já foram realizados dez procedimentos, beneficiando pacientes que até então eram obrigados a se submeter a tratamentos em grandes centros urbanos, principalmente Belo Horizonte e São Paulo. Entre 2005 e outubro deste ano, foram realizados 361 transplantes de rins, córneas e fígado no Norte de Minas.
“Sem dúvida os avanços que a região tem conquistado na evolução dos serviços de alta complexidade se devem aos investimentos realizados pelo Governo de Minas, tanto na melhoria da infraestrutura dos hospitais, inclusive com aquisição de novos equipamentos, bem como na capacitação de profissionais”, ressalta a médica nefrologista da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e coordenadora do CNCDO do Norte e Nordeste do Estado, Sônia Rodrigues Cruz. A instalação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos foi efetivada no Norte de Minas há 11 anos e funciona na Santa Casa de Montes Claros, maior hospital da região no atendimento de pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.
A médica explica que além da formação de uma equipe de 90 coordenadores intra-hospitalares de transplantes que atuam em diversos municípios da região norte mineira, o Governo do Estado mantém uma equipe de 13 profissionais (médicos, assistente social, psicóloga, técnicos de enfermagem, administradores e motoristas) dedicados à captação de órgãos e à realização de transplantes.
Ainda como parte dos investimentos que vêm sendo realizados na capacitação de profissionais, em 2010, o Governo do Estado encaminhou a médica Sônia Rodrigues para estágio na Espanha, país que se destaca como maior captador mundial de órgãos para transplantes. “Adotamos o modelo espanhol acompanhando de perto os protocolos de morte encefálica, além de fazermos as abordagens aos familiares dos pacientes que são potenciais doadores. Com isso, estamos obtendo resultados altamente positivos que estão possibilitando atendermos as pessoas que aguardam uma oportunidade para sair da fila dos que aguardam um transplante”, assinala Sônia Rodrigues.
A médica entende que “os resultados dos investimentos realizados pelo Governo de Minas, além do apoio fundamental que recebemos do MG Transplantes estão possibilitando o alcance de resultados altamente positivos, visto que se o Norte de Minas já contasse com o funcionamento de um banco de olhos já teríamos zerado a fila de pessoas aguardando transplante de córneas”. Atualmente, a região conta com 75 pacientes aguardando transplante de córneas, enquanto, entre 2005 e outubro de 2011, o número de doadores saltou de 56 para 285.
Campanhas
Outro fator que na opinião de Sônia Rodrigues tem contribuído para a evolução do número de transplantes no Norte de Minas são as campanhas de conscientização que a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos tem realizado. “Pelo fato de desenvolvermos um trabalho que segue normas rígidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, estamos obtendo resultados bem satisfatórios na captação de doadores. Os procedimentos são realizados com seriedade e, por isso, temos conquistado credibilidade perante a população, o que se reflete num índice muito baixo de recusa de doações”, explica a médica.
Por meio de parcerias estabelecidas com o MG Transplantes, para os próximos anos Sônia Rodrigues tem a perspectiva de que o trabalho vai evoluir ainda mais, mesmo porque Montes Claros é referência em tratamentos médicos de alta complexidade.
Já estão em fase de tramitação os documentos que brevemente possibilitarão a implantação de um Banco de Olhos no Norte de Minas. A próxima etapa da interiorização dos serviços médicos de alta complexidade contemplará o transplante de medula óssea, processo que também já está em andamento no Ministério da Saúde.
Coração
Futuramente, a Santa Casa de Montes Claros, que atualmente é a única instituição do interior do Estado credenciada pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes de fígado, além de ser a pioneira do Norte de Minas na realização de transplantes de rins e córneas, deverá ser autorizada a realizar transplantes de coração.
Segundo a médica, a ampliação da prestação de serviços de alta complexidade leva em conta o fato de o estabelecimento já possuir equipamentos e enfermaria própria para pacientes transplantados. Além disso, o Norte de Minas já possui profissionais tecnicamente capacitados para a realização de transplantes de coração, o que abre boas perspectivas para o fortalecimento da regionalização do atendimento das demandas de pacientes.
“A realização de transplantes de coração no Norte de Minas é um sonho dos profissionais da área médica, mas estamos agindo com determinação para concretizarmos a iniciativa, visto que já temos profissionais com competência técnica e equipamentos para dar suporte ao trabalho”, comemora Sônia Rodrigues.