terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comissão de cultura da ALMG debate fim da feira do Mineirinho

O risco de ficar sem o ganha pão às vésperas da melhor data de vendas do ano, o Natal, levou os mais de 500 expositores da Feira de Artesanato do Mineirinho a solicitar a interferência do deputado Rogério Correia (PT) para o problema do encerramento do contrato entre a Ademg e a Publimig Publicidade e Promoções Ltda, que administra a feira. Para discutir o assunto, o deputado pediu uma audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que será realizada na terça-feira (8/11/11), às 15h15, no Plenarinho IV.

Devido às obras de reforma do estádio Mineirinho para a Copa, o contrato com a Publimig se encerra dia 30 deste mês e segundo Rogério Correia, até antes da marcação da audiência, não havia sido oferecida nenhuma alternativa aos feirantes. O parlamentar lembra que são cerca de quatro mil pessoas vivendo direta e indiretamente da feira de artesanato, criada em 2003.
Alguns feirantes dizem que notícias da imprensa dão conta de que as federações esportivas serão autorizadas a usar as dependências do Mineirinho até meados do ano que vem, o que poderia ser estendido também a eles. De acordo com Rogério Correia, depois que a audiência foi aprovada começaram a surgir notícias, mas nada oficial, de que seriam oferecidas algumas alternativas de local para a feira, como o estacionamento do supermercado Via Brasil, na avenida Portugal, ou uma área do Centro Esportivo Universitário (CEU), da UFMG. “Isto é o que vamos discutir, pois não há qualquer informação oficial”, disse. “A suspensão do uso daquele espaço do Mineirinho exatamente na época do Natal é um tratamento no mínimo desumano”, completou.
Foram convidados para a audiência: o representante do Ministério Público, Vitório Paulino de Paiva Silvestre; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nívia Mônica da Silva; o diretor-geral da Ademg, Ricardo Afonso Raso; o secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Osmando Pereira da Silva; a presidente da Associação dos Expositores da Feira de Arte e Artesanato do Mineirinho, Elaine da Conceição Duarte; a presidente da Associação da Feira de Artesanato do Estádio Jornalista Heitor Drumond, Antônia Lúcia Pereira Lima; e o diretor da Publimig Publicidade e Promoções Ltda, Virgílio Araújo Filho.