segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PBH recebe prêmio ARede por desenvolvimento do Programa Olé

PBH recebe prêmio ARede por desenvolvimento do Programa Olé
Publicado em 04/11/2011 18:51:21

O programa Oportunidade Legal (Olé), desenvolvido pela Prodabel, foi contemplado com o prêmio ARede 2011, na modalidade setor público, categoria capacitação. A premiação aconteceu no início da semana, em São Paulo. O prêmio ARede, que chegou à sua quinta edição, foi entregue a 16 iniciativas da sociedade civil, de governos e de empresas que usam as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social.

A cerimônia de premiação contou com a participação do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, da secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, e representantes da Prodabel. A diretora de Inclusão Digital da empresa, Silvana Veloso, recebeu o prêmio.



Olé

O objetivo do programa OLÉ é contribuir com a formação de jovens de 15 a 29 anos, em situação de risco social ou em conflito com a lei, por meio da inclusão digital, da educação ambiental e da geração de emprego e renda com inserção no mercado formal de trabalho. O público atendido é formado por adolescentes que cumprem sentenças judiciais determinadas pela Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, órgão co-idealizador do projeto, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Segundo o superintendente de Inclusão Digital da Prodabel, Samir Haddad, receber este prêmio é de grande importância não só para a Prodabel, mas também para os beneficiados, que são capacitados em tecnologias da informação e comunicação, e preparados para o mercado de trabalho. “Sem conhecimento em tecnologia conseguir um emprego fica muito difícil, já que o conhecimento básico em TI é pré- requisito no mercado”, afirmou.

A Vara de Atos Infracionais encaminha, em média, 20 adolescentes a cada três meses, para participar das atividades do Olé. Uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais avalia o perfil do jovem para verificar se ele tem interesse e condições de participar dos cursos. O objetivo é que esse adolescente não entre novamente em conflito com a lei. O desempenho do jovem é acompanhado por relatórios e os melhores alunos são beneficiados com oportunidades de trabalho. A Prodabel é responsável pela montagem e pela manutenção dos telecentros instalados nos centros de internação. Cada espaço recebe, em média, dez computadores doados, mobiliário, instalação de redes elétrica e lógica. A Prodabel também é responsável pela capacitação dos agentes socioeducativos. A Vara de Atos Infracionais seleciona e encaminha os adolescentes para o programa.

Parceria

Por meio do convênio, a Prodabel implantou, ainda, telecentros em várias unidades destinadas ao cumprimento de medidas socioeducativas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essas unidades contam com profissionais da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que foram capacitados pela Prodabel em noções de hardware e software e em usos socioeducativos de tecnologias da informação e comunicação. Em 2010, a Prodabel, por meio da Gerência Pedagógica dos cursos de Inclusão Digital da Diretoria de Inclusão Digital, também capacitou 15 professores, que atuam nas unidades de medidas socioeducativas na utilização dos computadores como recursos pedagógicos.