quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Na ALMG importância do voto é destaque no Expresso Cidadania

“Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero votar. Com consciência, com consciência, pra depois não chorar”. Com paródias, encenação teatral e palestras que destacaram a importância do voto, foi lançado, na manhã desta quarta-feira (23/11/11), o Expresso Cidadania 2012, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Cerca de 240 estudantes de escolas de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana, participaram do evento, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG.
O Expresso Cidadania, que está em sua terceira edição, tem como objetivo estimular a participação política de jovens, por meio do cadastramento eleitoral. O público é composto de jovens com idade entre 16 e 17 anos, da rede estadual de ensino. Além de tirar o título, os estudantes participam de oficinas de texto, áudio, vídeo e expressão corporal e votam na urna eletrônica. A votação se relaciona com o tema do Expresso 2012, “Drogas - políticas de enfrentamento ao crack”.

Durante a abertura, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Bosco (PTdoB), destacou a importância da formação política dos jovens para exercer o voto. Bosco leu mensagem do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que salientou a oportunidade que os estudantes têm para tirar o título de eleitor e integrar oficinas que levam à reflexão sobre as decisões políticas.

Referência em eleições - Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Kildare Carvalho, a cidadania está diretamente relacionada ao voto porque ele define os rumos sociais, econômicos e políticos das comunidades. Ele lembrou que o Brasil é uma referência para outros países em relação à apuração de votos devido à criação da urna eletrônica, que completa 15 anos em 2011. Segundo Kildare, a modernização confere mais agilidade e transparência ao processo eleitoral.

A estudante Maria Clara Discacciati, de 16 anos, também compôs a Mesa da solenidade, representando a União Colegial de Minas Gerais (UCMG). Ela afirmou que a participação política contribui para que os jovens sugiram políticas públicas, como o Fundo Social do Minério. A proposta, do Movimento Estudantil Mineiro, pede a criação de um fundo vinculado aos royalties da mineração, que seria investido em políticas de educação, ciência e tecnologia.

Política não está apenas em instituições, mas também no cotidiano, afirmam palestrantes
Durante palestra sobre educação para a cidadania, os estudantes foram chamados a refletir, se cadastrarem e participarem da vida política. O convite foi feito pelo diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, juiz Alexandre Santiago, que afirmou que a política não se limita às Câmaras, às Assembleias e ao Senado. Para Alexandre, as ações que envolvem negociação e escolha também têm caráter político. Ele fez referência às drogas, tema do Expresso Cidadania, ao exemplificar que a opção pelo crack, por exemplo, traz consequências para o indivíduo e para a sociedade, como o voto.

O consultor da ALMG Leo Noronha narrou um caso de violência nas escolas, uma agressão de estudante a professor, para dizer aos jovens que o professor deve ser reconhecido e valorizado e propor que eles pensem mais sobre a política no cotidiano.

Programação - A programação de lançamento segue até sexta-feira (25), em três turnos: manhã (8h30 às 10 horas), tarde (14h30 às 16 horas) e noite (20 horas às 21h30). O número de participantes, por turno, é de 240. Além das palestras, é apresentado o esquete teatral “Arena da Cidadania”, que, com paródias e cenas, busca levar os jovens a pensar sobre a importância de votar aos 16 e 17 anos, período em que o voto é facultativo.

O Expresso vai percorrer municípios mineiros, que ainda serão definidos, em março e abril de 2012. Nas edições anteriores, o projeto esteve em mais de 30 cidades e reuniu cerca de 30 mil estudantes de 145 escolas. O projeto é feito em parceria com o TRE-MG e a Secretaria de Estado de Educação.