quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Oficina de Planejamento Participativo reúne moradores da região Nordeste de BH


Em reunião do Ciclo C do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR) na região Nordeste, o prefeito Marcio Lacerda se reuniu na segunda-feira, dia 21, com os moradores locais para debater as propostas formuladas durante as oficinas dos ciclos A e B. No primeiro ciclo, a Gestão Compartilhada apresenta à comunidade o que significa o PPR, enquanto no segundo ciclo ocorre uma reunião em que os moradores de cada território formularam as propostas que foram apresentadas à Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro, que reuniu cerca de 350 pessoas, foi realizado no auditório da PUC Minas, no bairro São Gabriel, e contou com as presenças do secretário regional, Jorge Espeschit, da secretária municipal adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Madalena Garcia, além dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Pier Senesi, e de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares.

O prefeito Marcio Lacerda falou sobre a importância de promover esses encontros com a população. “A democracia brasileira está evoluindo e para esse crescimento é fundamental a participação de cada cidadão. Esses encontros apontam a importância da democratização, para que, assim, os governantes possam tomar decisões que priorizem as necessidades de cada comunidade”, enfatizou.



Propostas

Durante a oficina, moradores dos cinco territórios da região, subdivididos de acordo com o modelo de gestão compartilhada adotado pela PBH, apresentaram propostas de melhorias em quatro eixos: Social, Urbano/Ambiental, Econômico e Gestão Compartilhada. Em cada uma destas áreas, foram apresentadas propostas voltadas para as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Habitação, Esporte, Lazer, Cultura, Segurança, gestão dos resíduos sólidos, Saneamento Básico, preservação de nascentes e mobilidade urbana.

Para Maria Madalena Garcia, esse encontro serviu para que a Prefeitura ouvisse a comunidade e suas demandas. “A Prefeitura quer ouvir todos os moradores e saber quais são suas prioridades. Hoje discutimos políticas que envolvem obras de grande porte e de infraestrutura para a região. O objetivo principal do PPR é ampliar o processo participativo na gestão municipal, principalmente na questão do planejamento, da formulação de políticas públicas e tentar melhorar e qualificar o processo participativo na cidade”, afirmou.