terça-feira, 22 de novembro de 2011

Avalia-BH mensura desempenho de 140 mil estudantes


A Prefeitura realiza até quinta-feira, dia 24, a Avaliação do Conhecimento Apreendido (Avalia-BH), um sistema da Rede Municipal de Educação (RME) que tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 3º ao 9º anos do ensino fundamental em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O Avalia-BH teve a sua primeira edição em 2008.

Neste ano, serão avaliados cerca de 140 mil estudantes, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que participam pela primeira vez, realizando as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações foram confeccionadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e serão aplicadas por avaliadores externos. Os estudantes com deficiência terão aplicadores exclusivos, com provas em braile para os deficientes visuais e em versão ampliada para alunos com baixa visão.

Os estudantes responderão ainda ao questionário que permite a coleta de dados socioeconômicos e a opinião de alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e professores sobre diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Esse questionário permite cruzar as respostas dos alunos com os dados contextuais, de forma a ampliar a análise dos resultados de desempenho para além dos resultados dos testes.

Portal da Avaliação

O resultado das escolas nas avaliações externas, a proficiência de cada uma e o resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão disponibilizadas no Portal da Avaliação. Esses dados poderão ser acessados por toda a população via internet. Os responsáveis pelos alunos terão senha e login pessoal para acompanhar os resultados dos estudantes e verificar o que deve ser ensinado em cada ano de ensino.

Acesse o Portal da Avaliação