sábado, 5 de novembro de 2011

Governo de Minas investe na elevação da escolaridade dos trabalhadores

PDFImprimirEmail

BELO HORIZONTE (04/11/11) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), assinou nesta sexta-feira (4), convênio com a empresa Delp Engenharia Mecânica e com a Prefeitura Municipal de Vespasiano, para elevação de escolaridade dos funcionários da empresa. Serão ministradas, inicialmente, aulas de português e matemática para cerca de 20 alunos. A aula inaugural será no dia 7 de novembro.
A Sete vai disponibilizar o material didático do curso e a Delp vai oferecer um kit para cada aluno, contendo caderno, lápis e borracha, além de lanche antes das aulas, que serão ministradas das 15h às 17h, três vezes por semana, até o final de dezembro, na empresa, em Vespasiano. A prefeitura municipal cederá o professor.
Marcos Antônio dos Santos, desempenador da Delp contratado há seis meses, aprovou a iniciativa. “Estudei até a quinta série, parei de estudar já deve ter uns 35 anos. Voltar à sala de aula pra mim vai ser muito bom, pois além de ampliar meus conhecimentos, posso crescer dentro da empresa”, ressaltou.
Outro funcionário que também irá participar do curso é Darley Fagundes. Com 23 anos, o auxiliar da área de pintura parou de estudar na 7ª série para trabalhar, uma necessidade de sua família. Para o jovem, voltar a estudar é um sonho. “Tenho certeza que terei mais oportunidades. Estudo hoje é tudo. Assim que pegar meu diploma do primeiro grau quero fazer outros cursos e, futuramente, uma faculdade de química, para que eu possa crescer dentro da empresa”, declarou.
De acordo com o assessor especial do Gabinete da Sete, Agnus Rodrigues, são de iniciativas como esta que Minas Gerais está precisando, onde o ambiente de trabalho torna-se também um local de estudos. “Ações de elevação de escolaridade levam à melhoria das condições de empregabilidade e por isso o Governo de Minas acredita nesse projeto. O que esses trabalhadores, agora também estudantes, vão ganhar ao final do curso, não é apenas um título, é conhecimento, e isso ninguém tira”, afirmou.
Para o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, é de suma importância que a população vespasianense tenha mais oportunidades. Murta afirmou que os trabalhadores que por algum motivo tiveram que interromper seus estudos, têm que voltar à sala de aula. “Com estudo tudo se consegue. Quando adquirirmos conhecimento intelectual, vamos bem em tudo. Temos mais facilidade para trabalhar, para ler um livro, para mexer em um computador, auxilia em várias áreas pessoais e profissionais”.
Além do assessor especial Agnus Rodrigues e do prefeito Carlos Murta, participaram do evento de assinatura do convênio, na sede da Prefeitura de Vespasiano, a superintendente de Políticas de Geração de Emprego da Sete, Lígia Lara; o diretor da Delp, Ricardo de Carvalho; e os funcionários beneficiados da empresa.