terça-feira, 8 de novembro de 2011

PBH inaugura 33° Cras da capital





A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e da Regional Nordeste, inaugurou no sábado, dia 5, as atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Maria, localizado no bairro Jardim Vitória. O espaço desenvolve atividades que alcançam crianças e adolescentes, por meio de grupos socioeducativos, idosos e pessoas com deficiências físicas. Localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidades e riscos sociais da cidade, Belo Horizonte conta hoje com 33 unidades, sendo que cada centro referencia 5 mil famílias e atende, no mínimo, mil famílias por ano.

O Cras Vila Maria é a terceira unidade da região Nordeste e era uma reivindicação antiga da população. “O novo equipamento é acolhedor e possui uma equipe motivada e de boa qualidade que trabalha com lideranças que estão dispostas a mobilizar a comunidade e servir de elo entre a Prefeitura e as pessoas que mais necessitam”, ressaltou o prefeito Marcio Lacerda, durante a entrega do Cras. Mãe de três filhos, a vendedora Eliane Teixeira, de 39 anos, foi bem acolhida quando procurou a unidade para inscrever sua família. “Aqui encontrei pessoas dispostas a me acolher e me ajudar em situações difíceis”, disse.

Secretária municipal adjunta de Assistência Social, Elizabeth Leitão reforçou a importância do equipamento para a comunidade. “A nova unidade, que já estava em funcionamento desde julho deste ano, vem contribuindo para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, ressaltou, ao lembrar que o local era um espaço de exploração infantil. Atualmente, o Cras Vila Maria possui cerca de 270 famílias cadastradas, das quais 130 são atendidas mensalmente, incluindo atendimentos individuais e familiares. “A comunidade pleiteou esse equipamento em sucessivas conferências municipais de Assistência Social e o espaço vem para beneficiar uma região que necessita de atendimento, principalmente, para idosos e crianças”, contou o secretário regional Nordeste, Jorge Espeschit.

Equipamento de atenção básica

O Cras é um equipamento da Proteção Social Básica da política de Assistência Social, que visa prevenir as violações de direitos. O público prioritário é aquele que vive em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, em especial as famílias que possuem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos. Os principais objetivos do Cras são fortalecer os vínculos familiares e comunitários e inserir as famílias na rede de serviços dos quais ela necessita. Toda ação tem como base os direitos das famílias.

Nos Cras é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer sua função protetiva, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Para isso são oferecidas atividades coletivas como palestras, oficinas, campanhas, reuniões e grupos de reflexão, além de atendimento individual, visitas domiciliares e institucionais.