quinta-feira, 24 de novembro de 2011

BH comemora Dia Mundial de Luta contra AIDS na Praça da Liberdade





A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) comemora no sábado, dia 26, entre 14h e 20h, na Praça da Liberdade, o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O slogan deste ano é “Camisinha, use essa ideia” e tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral, sobretudo os mais jovens. Serão realizadas oficinas de sexo seguro e haverá, também, distribuição de camisinhas e material educativo. A expectativa é que 3 mil pessoas participem do evento. A programação ainda prevê shows com as bandas Bartucada, DaPenha e Enquanto Houver Amanhã.

Serão distribuídas camisetas para as 1.500 primeiras pessoas. O evento contará com banheiros químicos, seguranças e profissionais de limpeza para garantir a higiene de toda a praça. Cerca de 20 profissionais da secretaria, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais estarão no evento.

Belo Horizonte atua há muito tempo na prevenção e no combate à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis. Desde 2000, a capital conta com o programa BH de Mãos Dadas contra a Aids”. A iniciativa aposta na conscientização para combater a doença, por meio de oficinas, palestras e distribuição de preservativos. Um dos destaques do programa é o curso de formação “Sexualidade e afetividade para ações de multiplicadores em prevenção às DST/Aids” que até o fim deste ano espera formar cerca de 1.350 pessoas distribuídas em 45 turmas na capital.

O curso oferece uma formação para que cada cidadão seja uma espécie de “multiplicador” de prevenção. As aulas são ministradas por profissionais da área de Saúde e também por diferentes atores sociais como o Movimento LGBT, o Movimento de Mulheres e Negros e ONGs.

Os temas tratam de várias questões relacionadas à sexualidade como, por exemplo, “Prevenção”, “Mitos, crendices e tabus”, “Trabalhando a autoestima”, “História da Sexualidade”, “Direitos Humanos”, “Maternidade e Paternidade na Adolescência” e outros.

Reconhecimento nacional

Em junho de 2010, o programa BH de mãos dadas contra a Aids foi reconhecido nacionalmente ao participar do 7º Congresso Brasileiro de Prevenção às DST e Aids, realizado em Brasília. Sete experiências inscritas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) no Ministério da Saúde foram aprovadas e apresentadas para os participantes do congresso. Em 2007, o programa recebeu o prêmio Objetivos do Milênio (ODM), promovido pela Organização das Nações Unidas.

Na capital, a partir de 2003, houve uma diminuição da incidência anual, com estabilização nos últimos três anos em torno de 400 novos casos por ano. De janeiro a junho deste ano, foram diagnosticados 177 novos casos – número 58,45% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram diagnosticados 426 casos. A grande maioria dos portadores do vírus são os adultos jovens (entre 20 e 39 anos) - 61,4% do total de casos estão nessa faixa etária. Atualmente, em Belo Horizonte existem 6.700 pessoas em tratamento antirretroviral, entre residentes e não residentes.