segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo Portal da ALMG entra no ar

01 de Outubro de 2011
Administração Pública
, Comunicação


Entrou no ar neste sábado (1º/10) o novo Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – www.almg.gov.br. O novo site apresenta visual moderno e continua sendo o ponto de convergência de todas as atividades institucionais do Legislativo. A diferença é que, agora, o conteúdo é apresentado de maneira ainda mais compreensível, amigável e acessível para os cidadãos, o que facilita o acompanhamento das atividades da ALMG e dos trabalhos dos deputados.

É navegar e ver:
Visual moderno;
Informações apresentadas de forma mais atraente;
Navegação mais fácil e interativa, que permitirá ao usuário compreender melhor os conteúdos;
Ferramentas de interatividade, como enquetes;
Nova apresentação da seção de projetos em tramitação, com melhorias no sistema de pesquisa e inclusão de fluxograma (infográfico) para que o usuário visualize o processo legislativo e a fase da tramitação em que se encontra um projeto;
Agenda completa e setorizada, navegável, exposta na página de entrada;
Notícias com textos, fotos, vídeos e aúdios;
TV Assembleia e Rádio Assembleia com muito mais conteúdo;
Perguntas frequentes nas seções do Portal;
Cadastro único para todos os serviços, como acompanhamento de proposições e recebimento de notícias, por tema.



Seções reforçam diálogo com o cidadão
O novo Portal da Assembleia é estruturado em sete seções principais, que agrupam serviços, consultas e informações. São elas: A Assembleia, Os Deputados, Atividade Parlamentar, Participe, Acompanhe, Consulte e Educação para a Cidadania. Esse menu principal aparece em todas as páginas, facilitando a navegação. Clicando no nome de cada seção, aparece uma breve descrição sobre cada área. Assim, fica mais fácil para o usuário entender o que vai encontrar ali.

Navegação – Também para facilitar a navegação, aparecerão novos itens em to-das as páginas:
Área de busca
Links para Fale com a Assembleia, Fale com seu Deputado e Fale com Ouvidoria
Rodapé com mapa do site
Itens de navegação secundária, voltados para públicos específicos, como jornalistas, vereadores e servidores de câmaras municipais.

Tecnologia – Toda a estrutura tecnológica do Portal foi renovada, incluindo a implantação de gerenciador de conteúdos gratuito e ajuste dos diversos sistemas de informática existentes para manter e atualizar as informações do Legislativo. Com isso, alimentação descentralizada, mais segurança e mais agilidade na atualização dos conteúdos.

Presidente da ALMG: Portal incrementa prestação de serviços

Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o novo Portal é fruto de um grande esforço institucional para valorizar essa ferramenta como forma de acompanhamento e participação da sociedade nas atividades do Legislativo.

“Foram quase três anos de intenso trabalho, e o resultado se destaca pela qualidade e pelo aumento da interatividade com os cidadãos. Queremos um site que converse com as pessoas, e com o qual as pessoas possam conversar. Com essa ferramenta, os cidadãos também poderão participar mais e acompanhar o que seu deputado e a instituição estão fazendo”, afirma Dinis Pinheiro.

Siga a Assembleia no Twitter: @assembleiamg






Ver Todas as Notícias