sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ivete Sangalo recebe título de cidadã honorária de Minas Gerais

A cantora e compositora Ivete Sangalo recebeu, na noite desta quinta-feira (20/10/11), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o título de cidadã honorária do Estado. A solenidade lotou as galerias e contou com a presença de autoridades, convidados e dezenas de fãs da artista nascida em Pernambuco e radicada na Bahia.
Em seu discurso, Ivete Sangalo agradeceu emocionada a homenagem e se disse honrada com o título. “Só eu sei como é justo o que está acontecendo esta noite. Em 16 anos de carreira venho sempre a Minas Gerais não por vício, mas por necessidade. Sou mineira de coração”, disse. A cantora quebrou a formalidade do evento e, a pedido do público, cantou à capela uma de suas músicas e acompanhou a banda do Corpo de Bombeiros em sua apresentação.
Retribuição - O deputado Bruno Siqueira (PMDB), autor do requerimento que motivou a homenagem, lembrou que o título de cidadã honorária do Estado é uma retribuição ao carinho e os benefícios que Ivete Sangalo traz para Minas Gerais. Segundo ele, além de promover o turismo de negócios e gerar emprego e renda, a artista é a porta-voz da cultura mineira em todo o Brasil. “Este é um momento ímpar, em que podemos agradecer a esta notável cantora por tudo o que ela fez e faz pela nossa terra”, afirmou.
O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, destacou que o título é um reconhecimento ao trabalho artístico e humano feito por Ivete Sangalo por onde passa. Para ele, a Música Popular Brasileira é a embaixadora da cultura e da imagem do Brasil em todo o mundo e, Ivete Sangalo, um de seus ícones, representa a irmandade Minas-Bahia que foi fortalecida em séculos de história. “Seu rosto, hoje, se confunde com os rostos dos mineiros em um mesmo sentimento de baiana mineiridade e singular brasilidade”, falou à cantora.
Ao final, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), salientou que a solenidade marcou o início de um “caso de amor eterno” entre Ivete Sangalo e Minas Gerais. Para ele, o momento foi especial e fez com que os corações mineiros pulsassem com mais intensidade. “Os artistas, como Ivete Sangalo, têm o dever e privilégio de levar alegria à vida das pessoas, principalmente os mais necessitados. E basta olhar os rostos das pessoas que estão aqui esta noite para verificarmos que ela não tem somente um grande talento artístico, mas o talento cristão de semear alegria e contentamento”, finalizou.
Ainda compuseram a mesa o deputado federal, Domingos Sávio, e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês.