quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudo mostra desempenho de municípios no Indice de Responsabilidade Social

 

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (18/10/11) - Na versão 2011 do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), Itabirito, na região Central do Estado, foi a cidade que obteve o melhor desempenho geral entre os 853 municípios de Minas Gerais. Na seqüência do ranking, posicionam-se Extrema, na região Sul, Ouro Preto, Barão de Cocais, Nova Lima, Congonhas, Mariana, Belo Horizonte e Catas Altas, na região Central.
As informações são parte da terceira edição do IMRS, organizado e desenvolvido pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro e divulgado nesta terça-feira (18). O software que traz a nova versão já está disponível para download gratuito no site www.fjp.mg.gov.br .
A edição 2011 do IMRS atualiza e amplia a base de dados apresentada em 2009 e disponibiliza, ao todo, mais de 500 indicadores para todos os municípios do Estado, contemplando as dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e turismo, renda e emprego e finanças municipais.
Com o objetivo de fornecer aos municípios mineiros subsídios para o planejamento das políticas públicas e a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos no âmbito local, o estudo reúne, em uma base única de dados, informações que se encontram dispersas e em diferentes formatos nos diversos órgãos e instituições.
“O IMRS oferece ao cidadão e ao poder público dois produtos: o índice, propriamente dito, que analisa os resultados com uma base de dados muito bem elaborada e em plena progressão; e uma base de dados robusta que atende todos os níveis de atividade, possibilitando o estudo de cada indicador e fazendo, ainda, distinções entre regiões”, explica a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves.
A base de dados também apresenta o conjunto de índices sintéticos construído para cada uma das dimensões tratadas, além do índice-síntese final, que é o Índice Mineiro de Responsabilidade Social propriamente dito.
“A novidade desta nova edição é que a pessoa pode fazer sua própria regionalização, ou seja, customizar a pesquisa da maneira que ela achar melhor”, observa a coordenadora do projeto, Maria Luíza de Aguiar Marques.
Ranking
A classificação de Itabirito em primeiro lugar geral no IMRS reflete as posições favoráveis do município nas dimensões meio ambiente, cultura, renda e finanças públicas. “Itabirito possui, por exemplo, grande área de proteção ambiental e esgoto tratado, o que influencia em seu bom posicionamento no IMRS”, esclarece Marques. No entanto, a cidade ocupa a 372ª posição no índice de saúde e a 555ª no índice de segurança pública.
A cidade de Extrema, que ocupa a segunda posição no Índice, teve pontuações favoráveis principalmente nas dimensões renda e emprego, finanças municipais, cultura, meio ambiente e saneamento, educação e saúde. Diferentemente de Itabirito, Extrema está bem posicionada na maior parte das dimensões do IMRS.
Na 5ª posição da versão 2011 do estudo está o município de Nova Lima, que na versão anterior do IMRS (2006) ocupava o primeiro lugar geral. Esta posição reflete as colocações favoráveis do município em renda e emprego e meio ambiente e saneamento, mas a classificação no índice de saúde é a 474ª e, em segurança pública, a 670ª.
“Percebemos que os municípios que ocupam as primeiras posições no IMRS, como Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Nova Lima, estão fortemente ligados à mineração e, independentemente da maneira como os recursos são gastos, eles estão sendo revertidos em responsabilidade social”, afirma Maria Luiza Marques.
Capital
Na oitava posição no ranking geral do IMRS, Belo Horizonte ocupa a 4ª posição no índice de saúde, a 8ª em cultura e a 10ª em renda e emprego. No índice de segurança pública, a capital mineira ocupa a 815ª posição.
Indicadores
Para a construção do IMRS foram selecionados indicadores que retratam não só a situação do município em cada dimensão, mas também os esforços empreendidos para alterá-la. A escolha desses indicadores considerou ainda as prioridades de programas e políticas públicas das esferas de governo municipal, estadual e federal.