sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BH receberá noves jogos das Copas do Mundo e das Confederações


 



Seis jogos da Copa do Mundo 2014 e, pelo menos, três partidas da Copa das Confederações 2013 serão disputadas em Belo Horizonte, no Mineirão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 20, durante a solenidade de apresentação oficial dos calendários dos dois torneios, presidida pela Fifa, em Zurique, na Suíça. Caso a Seleção Brasileira se classifique em primeiro lugar em seu grupo na primeira fase do Mundial, o A, fará o jogo das oitavas de final na capital mineira. Nesse caso, se chegar à fase semifinal, jogará novamente em Belo Horizonte. Já na Copa das Confederações, uma das semifinais do torneio será disputada no Mineirão.

Além dos jogos das oitavas de final e da semifinal, Belo Horizonte receberá quatro jogos na primeira fase da competição, sendo que três partidas incluirão cabeças de chave (dos grupos C, F e H). Os jogos da primeira fase serão jogados às 13h, 16h, 19h e 22h e só após o encerramento das eliminatórias mundiais, em 2013, é que será o feito o sorteio definitivo dos grupos, o que definirá quais seleções jogarão no Mineirão. Confira em quadro nesta página os detalhes do calendário de jogos na capital mineira.

Belo Horizonte é uma das 12 sedes da 20ª Copa do Mundo, ao lado de Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As partidas de abertura e de encerramento do Mundial 2014 já têm data, horário e local definidos. Anfitriã do torneio, a Seleção Brasileira abre a Copa e o grupo A na quinta-feira, 12 de junho, às 17h, em São Paulo, na Arena de São Paulo, o popular Itaquerão. A final da Copa será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, no domingo, dia 15, às 16h.

A Copa das Confederações será aberta por Brasília, enquanto o Rio de Janeiro também vai abrigar a final. Além das duas capitais e de BH, o torneio tem jogos confirmados em Fortaleza. Recife e Salvador também são potenciais sedes do torneio e serão confirmadas se apresentarem um bom andamento das obras até junho de 2012. As datas dos jogos desta competição ainda não foram divulgadas.

Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda destacou o reconhecimento da Fifa à capital mineira, devido ao destaque da cidade na distribuição dos jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014. “Belo Horizonte vai receber nove jogos dos dois torneios, menos apenas do que o Rio de Janeiro. Teremos uma exposição muito expressiva em âmbito mundial”, enfatizou. Marcio falou ainda sobre a oportunidade que o Mundial oferece para a capital e do legado que a Copa vai deixar para Belo Horizonte. “Estamos fazendo um esforço muito grande, em parceria com o Governo do Estado, para deixar um bom legado para a cidade. Conseguimos muitos investimentos na área de mobilidade e no setor hotelereiro. Nosso objetivo é fazermos um belíssimo trabalho para darmos ao mundo a prova da nossa eficiência e da nossa capacidade. Assim, Belo Horizonte vai ser uma cidade cada vez mais atrativa e mais internacionalizada”, destacou.

Reconhecimento

Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa 2014, também destacou o quanto a capital mineira foi reconhecida na distribuição dos jogos. “Nove partidas garantidas é um número muito expressivo e foi além do que esperávamos. Este é um reconhecimento por todo trabalho que Belo Horizonte tem feito”, disse. Tiago reiterou ainda que BH é a única sede das 12 envolvidas que vai receber jogos da fase semifinal dos dois torneios, o que é, segundo ele, muito positivo para a cidade.

O bom trabalho em conjunto feito por Prefeitura e Governo do Estado foi destacado pelo secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso. “A parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais garantiu a conquista oficializada nesta cerimônia. Trabalhamos com muita seriedade e muito compromisso para que a comissão responsável por escolher as sedes dos jogos não se esquecesse de Belo Horizonte e conseguimos que isso fosse feito”, afirmou. Para Sérgio Barroso, a capital mineira é uma garantia para a Fifa. “Minas Gerais e Belo Horizonte vão estar 100% prontos já na Copa das Confederações”, garantiu o secretário.

Jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte

Primeira fase
• Sábado, dia 14 de junho, pelo grupo C (incluindo o cabeça de chave)
• Terça-feira, dia 17 de junho, pelo grupo H (incluindo o cabeça de chave)
• Sábado, dia 21 de junho, pelo do grupo F (incluindo o cabeça de chave)
• Terça-feira, dia 24 de junho, pelo grupo D

Oitavas de final
• Sábado, dia 28 de junho – 1º primeiro colocado do grupo A, o do Brasil, contra o 2º colocado do grupo B.

Semifinal
• Terça-feira, dia 8 de julho