quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BH usa redes sociais contra chuvas

Redes sociais são usadas pela Defesa Civil para emitir alerta de chuvas



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) lançou na última semana mais duas ferramentas para divulgar informações para a população. As redes sociais Facebook e Twitter estão sendo usadas como ferramentas de alerta do Sistema de Defesa Civil do município. Pelas redes sociais serão repassadas alertas e avisos sobre riscos de chuvas, ventanias e outras intempéries. Os endereços dos perfis são @defesacivilbh, no Twitter, e defesacivildebh no Facebook. O objetivo é a interação com a imprensa e população para divulgação de alertas, notícias e dicas de prevenção contra acidentes em Belo Horizonte.

Segundo seu coordenador, Alexandre Lucas, o Sistema de Defesa Civil da capital mineira tem como principal objetivo a proteção da vida. “Não podemos permitir que haja vítimas por conta de desastres da natureza. Para tanto, informação também é fundamental. Precisamos que a população adote a prevenção e aprenda a conviver com as áreas de riscos”, disse.

Lucas explica que o Sistema de Monitoramento com Alerta e Alarme do município prevê a integração de todas as tecnologias de comunicação disponíveis. “Isso vai envolver órgãos públicos municipais e estaduais. Além do Facebook e do Twitter, vamos fazer uso do telefone, correio eletrônico e mensagens de Short Message Service (SMS). Assim, estaremos mais preparados para enfrentar as adversidades”, afirma.

Segundo Alexandre Lucas, a Urbel e a Sudecap realizaram um cadastro de moradores em áreas de risco que irão receber avisos por telefone e repassá-los aos seus vizinhos. “O resto do município poderá se conectar às redes sociais para manter-se informado sobre eventuais riscos de deslizamentos ou temporais”, explica. A cidade possui 82 áreas com riscos de inundações e outras com possibilidade de deslizamento.

Outra novidade que irá integrar este sistema de alertas é o Monitoramento por Constatação. Ele será feito com a colaboração dos taxistas da cidade, que irão informar a Defesa Civil sobre alagamentos, deslizamentos ou afundamentos de pistas pela cidade. Os taxistas irão entrar em contato com a Central de Trânsito, que vai repassar as informações para a Defesa Civil. Estas informações também serão enviadas para as redes sociais e outros meios de comunicação usados na prevenção e no alerta de acidentes.