quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BH tem dia de festa em homenagem aos idosos




O Dia Nacional e Mundial dos Idosos é comemorado no dia 1º de outubro, mas a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania e a Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta quinta-feira, dia 6, no Centro de Referência da Pessoa Idoso, no bairro Caiçara, o 7º Encontro Municipal da Pessoa Idosa, evento que contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda.

Para Marcio, esse é um momento de festa e de comemoração, mas, acima de tudo, valorização. “A Prefeitura de Belo Horizonte está com a consciência do dever cumprido com relação à política dos idosos e tenho certeza que eles e os que mais precisam terão cada dia mais um olhar atencioso dos governos”, concluiu.

O evento teve diversas atrações, como a apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros e do grupo Trem Chic. Além disso, foram montadas uma tenda da cidadania, que prestou atendimento médico, e outra de orientação jurídica, montada pela Defensoria Pública. Apresentações artísticas, oficinas de saúde, e um baile de encerramento com o cantor Hugo César fizeram parte da programação.

Márcia Marília, coordenadora do Centro de Referência da Pessoa Idosa, acredita que, ao comemorar a data, a luta em prol da promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa é reforçada. “É muito importante reafirmar o valor das pessoas idosas, principalmente para combater o preconceito e fazer com que haja mais valorização, respeito e autonomia do idoso”, afirmou.

Espaços voltados aos idosos em BH



Mutirão do Idoso – Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Geriatria do Hospital das Clínicas (HC), o evento, que tem como público-alvo a população acima de 60 anos, promover o diagnóstico precoce de doenças, como Mal de Alzheimer, e chama a atenção para a importância de atualização da caderneta de saúde do idoso.

Centro Mais Vida - O centro, que já atendeu a 5.488 pacientes, pretende avaliar e atender globalmente os idosos frágeis encaminhados pela rede SUS-BH. O centro funciona através de uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de Saúde e o Hospital das Clínicas. No centro, o idoso passa por uma consulta geriátrica e de enfermagem e, quando é o caso, é encaminhado para uma equipe multidisciplinar.

Projeto de qualificação do cuidador domiciliar - Tem como objetivo aperfeiçoar o serviço oferecido nas unidades municipais de saúde aos idosos. Foram capacitados, desde novembro de 2009, 3.841 profissionais, que trabalham com as famílias das pessoas idosas, passando pelos cuidados paliativos e a rede de proteção e serviços destinados a esta população.

Academias da Cidade - O programa conta com infraestrutura adequada para a prática de exercícios físicos em 30 unidades espalhadas pelas nove regiões da cidade. As academias contam com a participação ativa de idosos - atualmente, estão inscritos 5.400. A meta é aumentar 30%, a cada ano, o percentual de vagas para idosos no programa, passando de 2.255 idosos atendidos em 2008, para 6.438 em 2012.

Programa Maior Cuidado - Trabalha com 400 idosos e é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social. O idoso é acompanhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, por tempo inde¬terminado, de acordo com o seu estado clínico e social.

Centro de Referência Da Pessoa Idosa - Equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte e da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa que oferece serviços e programas voltados para a promoção e defesa de direitos da pessoa idosa. Os principais objetivos e compromissos do centro são desenvolver ações educativas visando à promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa. O centro atende, em média, 600 pessoas por dia, em suas diversas atividades.