sábado, 3 de setembro de 2011

PBH entrega Ciclovia da Savassi


Com 2,8 quilômetros de extensão e 2,4 metros de largura, além de sinalização adequada, a Prefeitura inaugurou neste sábado, dia 3, a Ciclovia da Savassi. O evento foi realizado na avenida Getúlio Vargas, esquina com a rua Santa Rita Durão. A rota cicloviária começa na rua Professor Moraes (lado esquerdo), a partir do cruzamento com a rua Antônio de Albuquerque, seguindo pelas avenidas Bernardo Monteiro e Carandaí e rua Piauí até a avenida do Contorno, onde se conecta com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas.



A via exclusiva para ciclistas na Savassi foi recapeada e segregada da pista de automóveis por separador. A ciclovia ainda tem mão dupla e recebeu pintura na cor vermelha nas interseções. Essa é a segunda rota entregue à comunidade este ano. A primeira, concluída no dia 2 de julho, foi da avenida Risoleta Neves, que liga a ciclovia da avenida Saramenha à Estação BHBUS São Gabriel, na região Nordeste. Outras três rotas estão previstas para este ano: Avenida Américo Vespúcio (entre avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz), Rota Leste (liga a região Leste à Rota da Savassi pela avenida dos Andradas) e Estação Barreiro. As cinco rotas cicloviárias somam R$ 1,158 milhão.



Quem opta pela bicicleta em Belo Horizonte ainda conta com mais de 22 quilômetros de pistas exclusivas localizadas nas avenidas Tereza Cristina, dos Andradas, Saramenha, Deputado Álvaro Camargo, Vilarinho e na Orla da Lagoa da Pampulha. Também são oferecidos à população ciclista paraciclos e bicicletários, instalados na Savassi (rua Pernambuco), na Pampulha (em frente ao Parque Guanabara), na Região Hospitalar (próximo ao Restaurante Popular) e nas estações BHBUS.



Diálogo com a comunidade



Para a implantação da Ciclovia Savassi, foi realizada reunião com a comunidade no dia 12 de abril, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, para apresentação do projeto e dos impactos da obra nas vias. Compareceram representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH), comerciantes, moradores e associações de ciclistas. A BHTrans distribuiu folhetos informativos na região.



Pedala BH



O incentivo ao uso da bicicleta é o objetivo do programa Pedala BH. Para isso, a iniciativa propõe ações que abrangem desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de segurança no trânsito. Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bike em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.



A rede cicloviária planejada para a capital mineira é de aproximadamente 382 quilômetros. Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados paraciclos e bicicletários para o estacionamento das bikes em vários locais da cidade. Entre os benefícios desse meio de transporte, além de promover a melhoria da saúde, estão a contribuição para desafogar o trânsito, não polui, tem baixo custo de aquisição e de manutenção, é silencioso e flexível em seus deslocamentos.