segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BH, cidade educadora

Apresentações escolares no Parque Municipal reafirmam BH como cidade educadora
Publicado em 23/09/2011 18:07:27



Quem foi ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital mineira, para fazer uma simples caminhada na sexta-feira, dia 26, não conseguiu. Eram tantos palcos com apresentações culturais, oficinas e estandes com exposições que a caminhada ficou para outro dia e deu lugar ao mundo escolar. Centenas de alunos lotaram o parque para divulgar os trabalhos realizados durante o ano através da 16º Mostra Horizontes da Cidadania, que faz parte do 4º Fórum de Educação Integral, evento que reafirma Belo Horizonte como cidade educadora e tem como objetivos a integração, formação e socialização dos atores envolvidos nos programas Escola Aberta e Escola Integrada.

Durante todo o dia, foram realizadas oficinas, narração de histórias, rodas de conversa, exibição de curtas e estandes com exposição de trabalhos desempenhados pelos alunos das escolas, Unidades de Educação Infantil (Umeis) e creches conveniadas à Rede Municipal de Educação. Fabrício Silva, aluno da Escola Municipal Dom Bosco, que fica na região Noroeste, considera muito positiva a participação na mostra. “Esta festa é a oportunidade de os alunos apresentarem à comunidade o que foi aprendido nos programas da Prefeitura, já que podemos ampliar o nosso conhecimento através de vários cursos e oficinas oferecidas. Além disso, é um momento muito esperado durante todo o ano”, contou.

Secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo destacou que o fórum tem como proposta o intercâmbio de experiências entre as cidades, com foco nas ações que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino na capital. Segundo a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, Belo Horizonte sempre esteve na vanguarda em termos pedagógicos e a cidade possui uma rede de ensino entre as mais estruturadas do país. “Este evento reforça o slogan da capital ser uma sala de aula”, elogiou.

O fórum

O 4º Fórum de Educação Integral começou na quinta, dia 22 e termina na segunda-feira, dia 26, com a apresentação da pesquisa de avaliação de impacto do programa Escola Integrada, realizada pela Fundação Itaú Social. Durante os cinco dias, estão sendo abordados temas como inovações, programas, parcerias, projetos e ações educacionais desenvolvidas pela Rede Municipal de Educação e as perspectivas da educação integral, envolvendo gestores e profissionais de Educação de todo o país.

Programas Escola Integrada e Escola Aberta

O programa Escola Integrada é uma política municipal de Belo Horizonte que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura. São nove horas diárias de atendimento a milhares de estudantes, que se apropriam cada dia mais dos equipamentos urbanos disponíveis, ex¬trapolando os limites das salas de aula e do prédio escolar.

O Escola Aberta oferece lazer, esporte, formação e cultura para a comunidade dentro da escola. Considerado modelo para o país pelo Ministério da Educação, o programa mantém 124 instituições abertas nos finais de semana, recebendo cerca de 60 mil pessoas durante todo o mês para diversas atividades