segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Programa "Aliança pela Vida" faz disparar procura por atendimento ao SOS Droga

PDFImprimirEmail
Divulgação
O Disque 155 – SOS Drogas já recebeu em setembro 22.099 ligações
O Disque 155 – SOS Drogas já recebeu em setembro 22.099 ligações
BELO HORIZONTE (23/09/11) - O Disque 155 – SOS Drogas já recebeu em setembro 22.099 ligações de pessoas buscando informações ou orientações sobre drogas. Em agosto, foram 30.354 chamadas. Isso representa um aumento de 130 vezes desde que o número foi disponibilizado para a população.
A média das ligações teve um crescimento expressivo depois do lançamento da campanha Aliança Pela Vida, criada pelo Governo de Minas no dia 2 de agosto. Se antes do programa, lançado para combater e prevenir o uso de drogas, as atendentes recebiam, em média, 230 ligações por dia, neste mês a média foi de 1.246 ligações, tendo chegado ao pico de 1.597 chamadas no último dia 12.
O atendimento presencial no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) também cresceu. Em julho de 2011 foram realizados 340 atendimentos e, em agosto, o número subiu para 984, um aumento de quase 190%. O superintendente do Cread, Amaury Costa Inácio da Silva, credita o aumento dos atendimentos presenciais e das ligações para o SOS Drogas à maior divulgação dada ao serviço, a partir do lançamento do programa Aliança Pela Vida. “A campanha mostra aos familiares e usuários que existem possibilidades de tratamento”, reforça o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides.
Serviços
O SOS Drogas e o Cread atendem pessoas de todas as regiões de Minas Gerais. O SOS Drogas tem dois níveis de atendimento, conforme a complexidade da situação. No primeiro momento, a pessoa recebe informações básicas e, caso seja necessário, passa para a fase seguinte, com a transferência da ligação para um especialista. O serviço telefônico funciona das 7h às 22h, de segunda à sexta-feira. Para ter acesso ao SOS Drogas, a pessoa deve escolher a opção 1 do canal de comunicação telefônico 155.
Já o Cread, que funciona no Centro de Belo Horizonte, conta com profissionais especializados na área de dependência química, dando suporte e orientação às famílias que buscam ajuda para tratamento da dependência química.
Aliança pela Vida
O Programa Aliança pela Vida é um dos resultados do decreto publicado em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Até o final de 2011, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões. O principal foco do programa é desenvolver parcerias entre o poder público e entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas.