terça-feira, 20 de setembro de 2011

Belo Horizonte recebe Festival de Arte Digital



A 5ª edição do FAD, o Festival de Arte Digital, traz a Belo Horizonte grandes nomes da arte digital mundial. Até 2 de outubro, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201 Centro), o evento reunirá trabalhos na área digital que são referências nacionais e internacionais. A entrada é gratuita. O evento tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais.

Sob o tema “Cinética” (movimento como elemento base das obras), o FAD se propõe a contribuir para a discussão e criação de novos formatos audiovisuais que surgem com as novas tecnologias e mídias digitais. Além disso, convida a população a uma reflexão sobre essas transformações, possibilitando a troca de informações com experientes realizadores, diretores, técnicos e produtores audiovisuais do Brasil e do mundo.

Ao todo, 21 produções, entre performances, instalações e oficinas serão apresentadas dentro da programação, originárias de países como França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Brasil.

Em uma parceria com o Festival roBOt de Bolonha (Itália), dentro da programação do Momento Itália-Brasil (MIB), o FAD traz ao Brasil o artista italiano Mikkel, com a performance “Do you sync” que mistura sensações humanas, como medo, alegria, raiva e tristeza, em uma performance audiovisual baseada em ruídos minimalistas, samples e ritmos, com visualizações que utilizam elementos geométricos primitivos.

O último encontro do FAD Papo 2011 acontece na quinta-feira, dia 22, no Teatro PUC Minas, com o professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Kraiser. O tema será “Entre o analógico e o digital na criação de sons e imagens”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educacional@festivaldeartedigital.com.br.