segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alunos da rede estadual de ensino vão ganhar curso preparatório para o Enem

PDFImprimirEmail
Divulgação/SEE
Secretários participam de vídeoconferência com os representantes dos CVTs
Secretários participam de vídeoconferência com os representantes dos CVTs
BELO HORIZONTE (09/09/11) - O Governo de Minas segue ampliando as possibilidades de preparação dos alunos da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Estado de Educação (SEE) fechou uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para disponibilizar um curso preparatório para o Exame aos estudantes da rede.
O curso é oferecido nos 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que a Sectes mantém no Estado e os alunos da rede estadual terão acesso gratuitamente ao conteúdo. Elaborado pelo Instituto Henfil, de São Paulo, o curso aborda as competências cobradas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Enem. Para ter acesso ao curso, os estudantes devem procurar um dos CVTs do Estado. A lista com todas as unidades está disponível no portal da Inclusão Digital .
Na manhã da última quinta-feira (8), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, participaram de uma vídeoconferência com os representantes dos CVTs. O objetivo foi convocá-los para um ‘mutirão’ de preparação para o exame. Atualmente, a Sectes já oferece o curso, chamado de “Enem na sua Comunidade”, para o público geral nos 84 CVTs, mas os centros vão ampliar a oferta e trabalhar completamente voltados para suprir as necessidades dos estudantes. “Vamos redesenhar o funcionamento dos CVTs para priorizar essa ação. É claro que os CVTs não podem parar, mas alteraremos a grade de serviços prestados de forma que a rede CVT, a partir de hoje, está no mutirão do Enem”, destaca o secretário Nárcio Rodrigues. As duas secretarias estão procurando instrumentos jurídicos para ampliar a abrangência do curso e atingir o maior número possível de escolas.
Plantão Enem
Outra forma de preparação para o Enem, já anunciada pelo Governo de Minas, é o Plantão Enem. A partir de 12 de setembro, entra no ar na Rede Minas uma série de quadros trazendo aos estudantes dicas de estudo para o exame. Com duração de dois minutos, os quadros serão transmitidos ao longo do dia, na programação da emissora. Além disso, a partir do dia 17, os estudantes poderão tirar dúvidas sobre o Exame em um programa ao vivo, que será transmitido aos sábados e terá duração de uma hora. O programa será interativo e responderá a dúvidas dos estudantes, além de dar dicas sobre fontes complementares de estudo, como livros, programas de TV e sites.
Instituto Henfil
O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Telepresencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Centros Vocacionais Tecnológicos
Os CVTs são unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; promover a inovação e contribuir para a melhoria de vida da população. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas como um dos estados que tem um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares.