quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vigilância e proteção à saúde ganham destaque com oficinas regionais

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (02/08/11) - A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, promoveu, nessa segunda (1º) e terça-feira (2), em Belo Horizonte, a oficina "Construindo a integração entre as vigilâncias: estratégias e desafios".
Com o objetivo de traçar a realidade da vigilância em todos os pontos do Estado, o evento faz parte de uma série de oficinas que serão realizadas, ao longo do mês, nos municípios de Juiz de Fora, Varginha, Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia.
Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto Gomes, as oficinas são essenciais para delinear a situação atual da vigilância em Minas Gerais. “Há um tempo, delimitamos o norte a ser seguido pela subsecretaria. Agora, precisamos saber em que ponto as demais regiões do Estado se encontram no que diz respeito à vigilância em saúde para que possamos traçar as estratégias que nos levarão ao nosso objetivo principal, que é viver mais e melhor em Minas Gerais e no Brasil”, afirma.
Por meio desses encontros, profissionais das 28 Unidades Regionais de Saúde que compõe a SES-MG terão a oportunidade de “verificar de que modo as ações de vigilância estão coerentes e alinhadas com as estratégias de governo”, explica o subsecretário.
Poderão participar das oficinas: os servidores investidos na função de Autoridade Sanitária da Vigilância em Saúde; os coordenadores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica; as referências técnicas de Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Promoção da Saúde; e os superintendentes, diretores e/ou representantes dos Escritórios Microrregionais e da área de Gestão de cada Unidade Regional de Saúde (Superintendências e Gerências Regionais).
No decorrer dos dois dias, além da divulgação da missão e visão de futuro da Subsecretaria de Vigilância e Promoção à Saúde, foi apresentada a necessidade de integração entre as áreas da vigilância em saúde, sob a ótica da portaria nº 3252/2009, que aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, estados, Distrito Federal e municípios, e do decreto nº 7508/2011, que dispõem sobre a organização do Sistema Único de Saúde, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Também vai acontecer uma exposição dialogada com o tema “Alinhamento e Coerência de Agendas - as prioridades e orientação”. Ainda no clima de discussão em grupo, os participantes terão a oportunidade de revisar os conceitos e alinhar as estratégias adotadas especificamente em cada região.
Ao final das oficinas, será possível que cada participante identifique a situação atual da vigilância em Saúde nos territórios das microrregiões, levando em conta estrutura, processos e resultados. “A oficina se torna um momento fundamental de alinhamento da situação atual da área de vigilância e proteção à saúde nos territórios, bem como o seu alinhamento com as prioridades da gestão atual, que a todo momento vem buscando desenvolver e integrar pessoas, para uma adequada conquista dos resultados de sua agenda estratégica”, completa o subsecretário.