quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde aposta na música para divulgar hábitos saudáveis




Difundir, por meio da música, práticas saudáveis relacionadas à promoção da saúde. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que, em julho, distribuiu um CD para cada uma das 169 escolas de ensino fundamental (1º a 8º série) da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O projeto é uma parceria da SMSA com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Canções que falam sobre controle de endemias, importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável compõem as faixas do álbum intitulado “Banda SUScesso”.

O próximo passo da SMSA, conforme revela a colaboradora do projeto, Lílian Ferreira, é capacitar os monitores dessas escolas para desenvolver oficinas de música, teatro e dança junto aos estudantes. “A intenção é estimular os professores da capital a criar apresentações artísticas junto aos alunos de acordo com cada tema oferecido”, contou.

A coordenadora de Projetos Especiais da Smed, Mirian Cunha, acredita que o CD é uma importante ferramenta pedagógica para os professores. “Esse material vai possibilitar que os profissionais da Educação possam desenvolver outros trabalhos em sala de aula”, avaliou.

Projeto

O CD privilegia vários ritmos musicais, entre eles Samba, Música Popular Brasileira (MPB), Baião e Bossa Nova. A produção contou com os integrantes do MobilizaSUS-BH, grupo de Mobilização da SMSA, e levou cerca um mês para ser gravado.

O músico e compositor Alex Valle, que faz parte do grupo há três anos, conta que o produto final superou suas expectativas. “Foi um trabalho muito profissional e a participação de todos foi fundamental. Tenho certeza que esse material vai surpreender o público de uma maneira muito positiva. O mais importante, porém, é poder levar à população temas e dicas importantes sobre a saúde”, destacou.

“Os cuidados com a saúde devem ser constantes ao longo da vida e quanto mais cedo nossos jovens e crianças tiverem essa consciência, melhor. A intenção é que o CD seja uma importante ferramenta dos professores nesse sentido”, reforça a integrante do Mobiliza-SUS, Lílian Ferreira, ao lembrar que as escolas da rede estadual de BH (221 no total) também receberam o material.

A banda SUScesso, composta por quatro integrantes, foi criada em maio de 2010 pelo Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde.