quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Programa "Banco de Alimentos" será modernizado




O programa Banco de Alimentos, gerenciado pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, participou de licitação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e será beneficiado com aproximadamente R$ 130 mil, que serão investidos na aquisição de equipamentos e materiais. O projeto apresentado pelos técnicos do programa foi escolhido em primeiro lugar entre 12 municípios brasileiros que apresentaram propostas de melhorias em equipamentos públicos nessa área. A implantação do projeto de modernização, que estará em operação até 2013, ampliará o controle do desperdício de alimentos e vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas.

As melhorias do Banco de Alimentos servirão para implantar o projeto Processamento Mínimo de Hortaliças, que consiste na transformação do produto recebido in natura em alimentos prontos para consumo embalados a vácuo e mantidos sob refrigeração. Para o gerente e coordenador do programa, Carlos Pantusa, a modernização viabilizará a compra das hortaliças do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), incluindo produtos perecíveis da agricultura familiar para a preparação da merenda distribuída nas escolas. A aquisição de produtos do PAA para a merenda escolar é uma exigência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Até então, a Prefeitura cumpre essa obrigação adquirindo produtos não-perecíveis.

Pela lei, 30% do orçamento destinado à alimentação escolar deve ser utilizado na aquisição de produtos da agricultura familiar. De acordo com Carlos Pantusa, o Banco de Alimentos modernizado proporcionará condições de armazenamento e distribuição dos alimentos às escolas, sem prejuízo na qualidade. “Ainda não tivemos sucesso na compra de produtos perecíveis do PAA como carnes, frutas e verduras para o Programa de Alimentação Escolar do Município, o que esperamos concretizar através desse projeto, uma vez que esbarramos no processo da logística para a distribuição dos produtos nos diversos pontos de consumo no município. Com o processamento mínimo, a vida útil do alimento será prolongada e o próprio Banco de Alimentos se encarregará da entrega nas escolas”, explica.

O Banco de Alimentos fica na Rua Tuiuti,888, Padre Eustáquio.