quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeitura de BH lança programa de Voluntariado Internacional



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais adjuntas de Relações Internacionais e de Recursos Humanos, lançou na última semana o Programa de Voluntariado Internacional. O programa visa atrair voluntários universitários em situação de intercâmbio, que possam contribuir para a implantação de boas práticas em políticas públicas na cidade, acrescentar elementos de suas experiências e ainda divulgá-las internacionalme

O voluntariado internacional terá uma duração de até 6 meses para estudantes, período no qual o voluntário desenvolverá atividades que acrescentem em seu conhecimento e gerem frutos para a PBH. Os benefícios se darão através da promoção da cidade ou mesmo da análise das políticas públicas por meio da publicação de artigos acadêmicos e outros meios de divulgação dos trabalhos realizados.

O programa também receberá profissionais das mais diversas áreas, que tenham interesse em conhecer as políticas públicas da PBH e queiram desenvolver trabalhos dentro dos mais diversos órgãos.


Parceria


No dia 2 deste mês, a Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais (Smari) firmou o primeiro Termo de Compromisso de Voluntariado com o britânico David Solomon. Diretor da Global Initiatives for Swiss-Based Malik Management, uma empresa especializada na resolução dos desafios altamente complexos, David está empenhado em colaborar com Belo Horizonte nos próximos 12 meses e será voluntário pelo menos 20 horas semanais.

"Como o primeiro voluntário internacional da PBH, me sinto em uma posição privilegiada para desempenhar um papel crucial no apoio ao trabalho da Secretaria de Relações Internacionais. Contribuirei com minha experiência e conhecimento na criação de redes de contatos para o desenvolvimento de estratégias projetadas para garantir uma melhoria na qualidade de vida da Região Metropolitana de BH”, explicou David.

O britânico visitou Belo Horizonte pela primeira vez em agosto de 2009 e ficou impressionado com os setores criativos, intelectual e empresarial da cidade. David passou vários meses em BH, identificando oportunidades para a cidade se tornar internacionalmente conhecida através das boas práticas de desenvolvimento institucional.


Secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo destacou a possibilidade de incorporar profissionais e estudantes advindos dos mais diversos países e áreas de atuação. “Isso permitirá a criação de uma significativa rede de intercâmbio de informações e boas práticas, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte”, afirmou.