quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALMG e Sedese juntos na Conferência do Idoso


Conferência do Idoso começa na segunda (22), com apoio da ALMG


Será realizada em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de agosto de 2011, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a conferência terá o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Conselho Estadual do Idoso.


Mais de 210 municípios mineiros realizaram, durante o mês de julho, conferências municipais e regionais, em que os idosos participaram de discussões e assistiram a palestras sobre temas de interesse da população da melhor idade. As propostas apresentadas por eles, nesses encontros, serão levadas à conferência estadual, que vai discutir demandas como a criação do Fundo Estadual do Idoso e o aprimoramento de políticas públicas no que se refere ao transporte público coletivo intermunicipal e interestadual.


As propostas mais relevantes de Minas Gerais serão apresentadas em Brasília, durante a Conferência Nacional, prevista para novembro deste ano. Durante o encontro estadual, também serão escolhidos os delegados que vão representar o Estado na Capital Federal.


Tema - A Conferência Estadual, que terá como tema "O compromisso de todos por um envelhecimento digno em Minas Gerais e no Brasil", visa apontar e discutir as necessidades da população idosa para subsidiar a definição de políticas públicas em prol deste público. Entre os principais temas que serão tratados no encontro estadual estão o envelhecimento e políticas de Estado, a efetivação dos direitos da pessoa idosa e fortalecimento dos conselhos do idoso.