sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BH recebe o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais



O público infantil e juvenil terá a oportunidade de desfrutar de cultura, literatura, conhecimento e lazer em um único lugar na capital mineira. As crianças e os jovens acabam de ganhar um evento feito para eles. Entre 1º e 11 de setembro, Belo Horizonte será palco do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que será realizado na Serraria Souza Pinto (avenida Assis Chateubriand, 809, Centro) com o objetivo de promover ainda mais a democratização do acesso ao universo do livro, o encantamento literário e o desejo pela leitura. Com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, o evento será realizado pela Câmara Mineira do Livro e pela AHPCE Gestão Cultural e produzido pela Plataforma Produção Cultural.

Até sexta-feira, dia 19, as escolas podem inscrever seus alunos para visitação em grupo, que será realizada nos dias 1º, 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro, entre 9h e 17h. Para agendar a visita da escola, basta acessar o site do evento (www.salaodolivro.com.br) ou solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail visitacaoescolar@salaodolivro.com.br. A Câmara Mineira do Livro vai verificar a disponibilidade da data e horário solicitados pela escola e, após análise, encaminhará a confirmação da reserva. Assim que a programação geral do evento estiver disponível, será possível inscrever os alunos em atividades específicas.

Com entrada franca e programação variada, que inclui mesas redondas, oficinas, diálogos literários, espetáculos teatrais, memórias literárias, narrações de histórias e sessões de cinema, o evento vai reunir importantes autores nacionais. Entre os escritores e artistas que estarão presentes destacam-se Bartolomeu Campos de Queirós e Marina Colasanti, que participam de um diálogo literário no primeiro dia do evento, Luís Fernando Veríssimo e Ferreira Gullar, que batem um papo com o público nos dias 4 e 5, respectivamente, e Ziraldo, que vai estar presente no salão no dia 8. O principal objetivo do evento é transformar Belo Horizonte em um centro de discussões sobre a literatura para crianças e jovens, por meio de abordagens que envolvem texto, ilustração e produção editorial. O salão pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos fins de semana e feriados, das 10h às 20h. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Exposições

Além de atividades relacionadas à leitura, o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais também vai receber duas exposições: uma homenageando o escritor Fernando Sabino e a outra em homenagem ao artista plástico Marcelo Xavier. Ainda na programação, estão previstas diversas atividades artísticas, como mímica, músicas, histórias e brinquedos cantados.

No dia 7 de setembro, será lançado o Circuito Literário Mineiro, desenvolvido com o objetivo de levar para as cidades do interior do estado no mínimo um evento anual de literatura nos moldes dos eventos realizados em Belo Horizonte. O circuito será formado por encontros com escritores, feiras de livros, oficinas, premiações e outras atividades. Até o momento, as cidades mineiras de Divinópolis, Montes Claros, Pirapora e Pouso Alegre já são destinos confirmados. A previsão é que as atividades culturais comecem ainda em 2011. As cidades serão movimentadas com festas literárias de democratização da leitura e valorização da literatura e da cultura.

História

Em 2000, Belo Horizonte foi palco da primeira edição do Salão do Livro de Minas Gerais e Encontro de Literatura. Criado a partir de eventos literários e atrações culturais que aconteceram na cidade nas últimas décadas do século 20, o salão reuniu, em oito anos de realização, mais de 860 mil pessoas e ofereceu 88 dias de muita diversão e informação. Em 2008, com a criação da Bienal do Livro de Minas, o Salão do Livro foi interrompido. Porém, com a realização de uma Bienal a cada ano par, a capital ficou sem um evento literário de peso nos anos ímpares. Dessa forma, abriu-se espaço para a produção de um evento diferenciado e com foco específico: o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.