quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Autoridades nacionais e internacionais conhecem ações de combate à violência no trânsito em BH





A capital mineira recebeu nesta quarta-feira, dia 10, a vista de representantes do Ministério da Saúde (MS), da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e da fundação internacional de promoção de atividades na área social, Bloomberg Philantropis, que visitaram a capital com o objetivo de conhecer o banco de dados e as ações que Belo Horizonte desenvolve para reduzir lesões e óbitos no trânsito, além de conhecer os resultados já obtidos desde o inicio do projeto Vida no Trânsito, que começou em outubro de 2010.

Participaram do encontro na sede da Prefeitura, no Centro, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, o diretor do Departamento de Análise e Situação da Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio, e as representantes da Opas, Mercedez Maldonado, e da Bloomberg Philantropis, Kely Larson.

“Estamos muito felizes em participar de um projeto dessa plenitude. Estamos preparados e ansiosos para fazermos junto com vocês um excelente trabalho”, disse o prefeito Marcio Lacerda. Segundo Otaliba Libânio, o Projeto Vida no Trânsito visa trabalhar alguns aspectos importantes e, no caso de Belo Horizonte, foram priorizados dois pontos – a velocidade e a questão do álcool e direção. “As ações que estão sendo feitas em conjunto entre a BHTrans e as secretarias de Saúde e Educação são fortes e têm mostrado muitos resultados positivos”, avaliou Libânio.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Teixeira, esse é um projeto em escala mundial, que visa promover a saúde no trânsito. “A idéia é fazer uma grande mobilização intersetorial, envolvendo os setores de Saúde e Educação, além da BHTrans, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, explicou. Ele ressaltou ainda as ações que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já desenvolveu para reduzir os acidentes de trânsito. “Criamos um mapa que possibilita implementar as ações de melhoria no trânsito e a redução de acidentes, como a instalação de redutores de velocidade, semáforos e faixas de pedestres em locais onde a incidência de acidentes é maior”, destacou Teixeira.

Referência

Kely Larson, representante da Bloomberg Philanthropies, cuja sede fica em Nova York, parabenizou a cidade pela grande participação no projeto Vida no Trânsito. “Belo Horizonte está fazendo parte do time dos sonhos. O trabalho desenvolvido aqui não é só referência para o Brasil, mas para todo o mundo”, afirmou Larson.

Para o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, o projeto vem reafirmar a importância de um trabalho articulado intersetorialmente. O diretor citou também todos os projetos que estão sendo desenvolvidos entre a BHTrans e as secretarias de Saúde e Educação, como o BH Trauma Zero, grande campanha educativa para prevenção de acidentes, realizada pela gerência de Urgência e Emergência da SMSA e a Liga Acadêmica do Trauma.

O secretário municipal adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta, apresentou os dados referentes ao total de acidentes de trânsito, sendo eles a principal causa de morte entre os maiores de 50 anos. Ele ressaltou também que a SMSA já tem um banco de dados para acompanhar os dados de acidentes no trânsito. “Essa parceria vem de longo tempo e essa experiência do projeto Vida no Trânsito vem ajudar e aprimorar o trabalho intersetorial. Esse é um projeto audacioso da Prefeitura, pois reduzir o número de óbitos não é uma tarefa fácil”, destacou Pimenta.

Flash Mob



Os visitantes estiveram também na Praça Sete, onde assistiram a “Um Minuto Pode Valer Uma Vida”, um Flash Mob, intervenção instantânea feita em espaço urbano que reuniu cerca de cem alunos das Academias da Cidade, coordenados pelo grupo de Mobilização da SMSA, o MobilizaSUS-BH.
O coordenador do MobilizaSUS, Samir Caetano Amim Jorge, ressaltou a importância de investir em educação para mobilizar as pessoas. “Nesse caso dos acidentes de trânsito, temos que investir em mudança de hábito. Para investir na vida, é preciso investir em educação”, afirmou o coordenador.

Para a dona de casa Eva Rodrigues, de 60 anos, esse tipo de ação é muito válida. “Eu acho muito bom esse tipo de ação. As pessoas não respeitam os idosos, não têm paciência e esse tipo de evento serve para chamar atenção da população para se conscientizar e ter mais respeito”, disse. “A Prefeitura está de parabéns por esse evento. Uma ação como essa acontecendo na Praça Sete traz muita visibilidade”, avaliou o aposentado José Maria dos Santos.
O diretor do Departamento de Análise e Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio, aprovou a ação. “Precisamos levar a informação para o local onde as pessoas estão. Aqui (Praça Sete) é o lugar ideal para esse tipo de ação”, destacou.

Após assistirem ao Flash Mob, as autoridades seguiram para a Escola Municipal Dom Bosco, onde conheceram as instalações da unidade e percorreram o caminho que os alunos fazem para participar das oficinas do projeto Escola Integrada. Além disso, conheceram também a Gerência de Apoio Operacional da BHTrans.