quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Arquivo Público da Cidade de BH tem exposição

Exposição celebra 20 anos da trajetória do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

Como parte das comemorações dos 20 anos do Arquivo Público da Cidade (APCBH), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), promove a exposição “Arquivo da Cidade, Memória Cidadã”. A mostra itinerante tem como proposta celebrar as conquistas e êxitos, assim como refletir sobre as dificuldades e desafios da instituição. A abertura será na sexta-feira, dia 12, às 10h, e a exposição poderá ser visitada no Centro de Cultura Belo Horizonte (rua da Bahia, 1.149, Centro), de segunda a sexta, das 9 às 19h, até o dia 16 de setembro.

A mostra é composta por imagens de documentos variados, como fotografias, mapas, projetos arquitetônicos, textos de leis e slides. Alguns documentos originais importantes, que tratam da história e trajetória do APCBH, também poderão ser vistos. O público ainda terá a chance de entender um pouco sobre os procedimentos técnicos adotados para preservar a memória das políticas públicas e do cotidiano da cidade.

A exposição foi organizada cronologicamente em quatro fases que retratam os momentos mais importantes da vida institucional do Arquivo Público. Partindo da implantação do APCBH no início dos anos 1990, a exposição perpassa diversos temas ligados ao cotidiano da instituição - os desafios enfrentados, a relação com os cidadãos, a preservação da memória da administração pública e da própria cidade.

Duas Décadas de História

Nesses 20 anos da instituição, o APCBH desenvolveu diferentes trabalhos de preservação do patrimônio documental da capital, modernização da gestão de documentos na administração pública municipal, educação patrimonial e desenvolvimento e difusão do conhecimento científico sobre o município.

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte foi criado pela promulgação das leis 5899 e 5900, de 20 de maio de 1991. A partir do seminário “Bases para a implantação de um arquivo moderno” foram apresentadas propostas teóricas e metodológicas para a institucionalização do Arquivo Público da Cidade. O APCBH há duas décadas cumpre a função de guardar, organizar, conservar e dar acesso à documentação produzida pelo poder municipal, preservando a memória da cidade.