terça-feira, 16 de agosto de 2011

ALMG conhece o Programa Minas Paraolímpico na terça



Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Programa Minas Paraolímpico, do Governo do Estado, as Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e de Esporte, Lazer e Juventude realizam visita, nesta terça-feira (16/8/11), ao Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Rua Diábase, 200 - Prado, Belo Horizonte). A visita está agendada para às 16 horas e foi solicitada pelos deputados Marque Abreu (PTB), presidente da Comissão de Esportes; Tadeu Martins Leite (PMDB), vice-presidente da Comissão de Esportes; Adelmo Carneiro Leão (PT), Fabiano Tolentino (PRTB) e Gustavo Perrella (PDT).

De acordo com informações do Executivo, o Programa Minas Paraolímpico tem como objetivo difundir, desenvolver e consolidar o Movimento Paraolímpico em Minas Gerais. Lançado em 2005, o programa atende a adolescentes, jovens e adultos com deficiência de todo o Estado, com ações voltadas para o fortalecimento da atuação das equipes e de atletas individuais que já praticam alguma modalidade, para a busca de novos talentos esportivos e para a capacitação de profissionais para o trabalho nessa área. O programa é fundamentado nos princípios de Inclusão e Equiparação de Oportunidades e procura democratizar a qualidade do acesso das pessoas com deficiência às atividades esportivas.

Na justificativa do requerimento, os deputados explicam que a visita tem como objetivo conhecer as instalações e o funcionamento do Minas Paraolímpico. Para o deputado Marques Abreu, a visita é importante para avaliar o projeto e para incentivar a sua ampliação. A visita será ao Clube dos Oficiais porque é um dos locais em que ações do programa são desenvolvidas em Belo Horizonte.