terça-feira, 16 de agosto de 2011

BH ganha novas Umeis e contabiliza 61 unidades de ensino infantil





O prefeito Marcio Lacerda inaugurou na sexta-feira, dia 12, as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) Nova Esperança e Sabinópolis, localizadas na região Noroeste da capital. Agora, Belo Horizonte passa a contar com 61 unidades da rede municipal, alcançando cerca de 20 mil alunos. Outras 22 mil crianças são atendidas pelas creches conveniadas.

“A cada inauguração de uma Umei, sinto que demos um passo importante para construir um futuro melhor, cuidando bem dessas crianças. Esse trabalho está sendo possível graças à dedicação de toda a equipe”, ressaltou o prefeito ao dizer que 12 unidades de educação infantil estão em obras na cidade. Além da ampliação do número de Umeis, Marcio destacou outros dois ideais do município para a área: a expansão do programa Escola Integrada e o aumento da qualidade de ensino.

Viabilizada pelo Orçamento Participativo (OP), a Umei Nova Esperança, localizada na avenida Américo Vespúcio, 1.998, no bairro de mesmo nome, tem capacidade para atender 270 crianças e conta com quatro turmas de período integral e dez turmas de atendimento parcial. O prédio possui playground, anfiteatro, casa de boneca, horta, biblioteca, refeitório, pátio coberto, vestiário, sanitários, além de salas de coordenação, reunião, de aula, multiuso e de repouso. “Uma Umei escolhida no OP significa que a comunidade reivindica educação”, observou a secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, que também falou sobre a satisfação de inaugurar mais escolas na cidade.

Moradora do bairro Nova Esperança, Rita de Cássia Chaves, está satisfeita por poder contar com a vaga para o filho Kauã, de 5 anos, na Umei. “Além de ser um lugar que posso deixá-lo, ele pode interagir com outras crianças e aprender. Ele está adorando”, contou. A impressão da mãe vem ao encontro da missão dos educadores, destacada pela vice-diretora da outra unidade inaugurada, no bairro Sabinópolis, Ilca Guimarães e Silva. “Temos uma equipe muito empenhada. Costumamos falar que aqui é uma escola do sim. Sim, as crianças vão aprender e se desenvolver. É isso que estamos esperando”, disse. A diretora da Umei Nova Esperança, Heloísa Eustáquia do Espírito Santo, completou dizendo que educação infantil também se desenrola na família e na comunidade.

Com capacidade de atendimento para 340 crianças, a Umei Sabinópolis possui 18 turmas, sendo quatro em funcionamento integral para atender às crianças de 1 a 2 anos, e sete turmas, em cada turno, para atender crianças com idade entre 3 e 5 anos. Localizada na rua Sabinópolis, 120, no bairro Carlos Prates, o prédio que abriga a nova unidade, já foi utilizado para atendimento à educação infantil da rede privada de ensino e passou por reformas.

Visitas a escolas



Ainda na região Noroeste, o prefeito visitou duas escolas da Pedreira Prado Lopes que passam por obras de ampliação: as escolas municipais Carlos Góis, no bairro Santo André, e Doutor José Diogo de Almeida Magalhães, no bairro São Cristóvão. A Escola Municipal Carlos Góis, localizada na rua Mendes de Oliveira, 446, no bairro Santo André, atende a 587 estudantes do 1º e 2º ciclo do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola passou por ampliação, ganhando quatro novas salas de aula e de reforço, instalações sanitárias, quadra coberta, vestiários e adequação de acessibilidade.

Já a Escola Municipal Doutor José Diogo de Almeida Magalhães, que fica na rua Carmo do Rio Claro, 145, no bairro São Cristóvão, atende a 157 crianças na faixa etária de 6 a 9 anos matriculadas no 1º ciclo do ensino fundamental. Os estudantes têm aula em tempo integral, permanecendo mais de dez horas na escola, onde recebem quatro refeições diárias. Além dos conhecimentos formais, os alunos participam de oficinas de capoeira, artesanato, culinária, música, desenho, pintura, dança folclórica entre outras.

A reforma da escola promove a melhoria da qualidade do ensino, com espaços mais adequados para a permanência dos alunos, garantindo à comunidade da Pedreira Prado Lopes uma educação integral. As obras executadas incluíram adequação de acessibilidade, com a execução de rampas, instalações de duas plataformas de elevação e guarda-corpo em toda a escola, separação entre o acesso de alunos e veículos e construções de escada e passarela coberta. Além disso, a escola recebeu a reforma do bloco administrativo, sala para mecanografia e copa, reforma da biblioteca, a troca de todos os pisos das salas de aula e pintura.

Educação em números

Além das 61 Unidades Municipais de Educação Infantil, Belo Horizonte conta com 186 escolas de ensino fundamental, que atendem aproximadamente 160 mil alunos. Já o programa Escola Integrada, que oferece atividades no contraturno escolar, é realidade para cerca de 45 mil estudantes, de 131 escolas da capital.