sexta-feira, 22 de julho de 2011

Servas inaugura mais um Centro Solidário de Educação Infantil

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (22/07/11) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Governo de Minas, entrega, nesta segunda-feira (25), um novo Centro Solidário de Educação Infantil, em Porteirinha, no Norte de Minas. Essa é a 18ª unidade construída e implementada pelo Servas no Estado, utilizando recursos próprios e captados através do Fundo para Infância e Adolescência - FIA Estadual.
A iniciativa visa apoiar os municípios, oferecendo atendimento de qualidade às famílias da região. A unidade de Porteirinha foi entregue pelo Servas ao poder público municipal, que cedeu o terreno e ficará responsável pela administração da infraestrutura e recursos humanos.
O Centro tem aproximadamente 700 m² de área construída e está totalmente equipado para receber, em horário integral, 320 crianças de até seis anos. Há dois berçários, sala de leitura, brinquedoteca, salas de atividades divididas por faixa etária, cozinha, refeitório e área externa de lazer, entre outras instalações. As crianças terão direito a uniforme (camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila) e os funcionários, a camisetas e aventais.
O projeto foi desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os espaços são projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, respeitando suas necessidades e interesses”, ressalta a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha.
Em agosto, o Servas também entregará o Centro Solidário de Taiobeiras. Outros 16 já estão em funcionamento: Além Paraíba, Araçuaí, Bocaiúva, Campos Gerais, Caratinga, Conselheiro Pena, Felixlândia, Governador Valadares, Ibirité, Itamarandiba, Jequitinhonha, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, São João del-Rei e Teófilo Otoni.
Capacitação
Os profissionais que atuarão em Porteirinha participaram de capacitação em Belo Horizonte, realizada integralmente com recursos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Eles foram especialmente qualificados para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas para atender as crianças que serão recebidas na unidade.
Fundo para Infância e Adolescência
As empresas interessadas em ajudar podem destinar ao FIA, 1% do Imposto de Renda devido. Pessoas físicas também podem contribuir, destinando 6% do imposto devido. Mais informações no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca): (31) 3222-8988 ou cedca@social.mg.gov.br.
Serviço:
Evento: Inauguração do Centro Solidário de Educação Infantil de Porteirinha
Local: Rua Sergipe, s/n°, bairro Renascer, Porteirinha (MG)
Data: 25/07/2011
Horário: 10 horas