sexta-feira, 22 de julho de 2011

PBH promove qualificação na área da construção civil

PBH promove qualificação na área de construção civil ao formar novos alunos em curso voltado para setor



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento e de Políticas Sociais, promove hoje a formatura de 20 novos alunos do curso de qualificação oficial da Construção Civil. O evento será realizado às 9h30, no Espaço BH Cidadania Jardim Felicidade (rua dos Curumins, 10, bairro Jardim Felicidade, região Norte), local que recebeu o curso, realizado entre março e julho deste ano. A qualificação é uma parceria entre os projetos sustentadores Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda e do Projeto Especial Família Cidadã: Cidade Solidária, ambos parte do programa BH Metas e Resultados.

“Apesar de Belo Horizonte viver tecnicamente em situação de pleno emprego, a camada da sociedade menos favorecida ainda é a mais carente de mão de obra. Portanto, o programa está focado justamente nessa população”, contou o secretário municipal adjunto de Trabalho e Emprego, Ayres Augusto Álvares, ao ressaltar que, durante as aulas práticas desenvolvidas, algumas casas da própria comunidade foram reformadas pelos alunos.
Executado pelo Instituto Yara Tupynambá, o curso foi planejado para fornecer ao aluno formação ampla na área da construção civil, passando por conteúdos de formação social, como relações humanas, ética, cidadania e conteúdos específicos que abordam desde a matemática aplicada à construção civil até alvenaria, acabamento, elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria e segurança no trabalho. O curso teve carga horária total de 504 horas- aula, sendo distribuídas em seis horas diárias de segunda a sexta-feira.

Projeto especial

O Projeto Especial Família Cidadã: Cidade Solidária é uma estratégia de intervenção e acompanhamento do programa BH Cidadania junto às famílias mais vulneráveis que vivem nos territórios atendidos. O projeto desenvolve um atendimento integral e intersetorial organizado através da convergência da oferta de ações governamentais e não governamentais para a promoção dos direitos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O projeto está organizado de maneira a intervir, prioritariamente, na saúde, renda, educação, cidadania e moradia.

De acordo com o secretário municipal de Políticas Socias, Jorge Nahas, a conjugação de família vulnerável, domicílio precário e qualificação na área da construção civil representa uma grande possibilidade de superação da extrema pobreza e é um exemplo de capacidade de colaboração e parceria das várias políticas sociais, dentro do Programa Brasil sem Miséria, lançado em junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff. “As residências reformadas pelos alunos durante o curso foram selecionadas dentre aquelas pertencentes às famílias mais carentes, atendidas pelo programa Família Cidadã: Cidade Solidária, cujos domicílios apresentavam condições mais precárias”, explicou Nahas.

Parcerias

Para o desenvolvimento do curso de qualificação oficial Construção Civil, foram consolidadas parcerias importantes que viabilizaram os objetivos alcançados. A Diretoria de Regularização e Controle Urbano da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) realizou a avaliação das moradias e elaborou os projetos técnicos de intervenção física, a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional forneceu os gêneros alimentícios para a execução do almoço oferecido, diariamente, aos alunos. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação, através da escola Rui da Costa Val, no bairro Jardim Felicidade, disponibilizou sua estrutura para o desenvolvimento das aulas e fornecimento do almoço, a Regional Norte acompanhou e apoiou a esfera local e o Espaço BH Cidadania/Cras Conjunto Jardim Felicidade, no bairro Felicidade, realizou a mobilização, inscrição e seleção dos alunos, bem como o acompanhamento sócio-familiar dos mesmos.

Benefícios

O curso de qualificação oficial de Construção Civil foi destinado a homens e mulheres acima de 18 anos, residentes em Belo Horizonte e que estavam desempregados. Durante o curso, os alunos receberam lanche, almoço, equipamentos de proteção (óculos, capacete, bota e luva) e uniforme, além de uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300. Novas turmas estão previstas para serem formadas neste ano.