sábado, 23 de julho de 2011

ALMG promove seminário "Minas Mais Igual"

Seminário vai mobilizar sociedade em torno
de políticas públicas para erradicação da pobreza

dinis_lancamentoA Assembleia de Minas promove até outubro, em onze encontros regionais e uma etapa final em Belo Horizonte, o Seminário Legislativo Minas Mais Igual, para discutir políticas públicas para a erradicação da pobreza e o enfrentamento das desigualdades no Estado. Uma das ações do Direcionamento Estratégico da Casa, o evento é a primeira e grande ação da diretriz estabelecida pela atual Mesa de colocar o Legislativo mineiro como protagonista de ações voltadas para a construção de uma sociedade melhor, como reafirmou o presidente Dinis Pinheiro (PSDB) no lançamento do seminário (foto).

Dando continuidade ao processo de interlocução com a sociedade iniciado há mais de 20 anos, o Seminário Legislativo é construído coletivamente com a participação de entidades da sociedade civil e do poder público, desde a fase de organização até a etapa final. Veja O que é »

Durante esse processo, são realizadas reuniões preparatórias, a partir das quais resulta a formatação final do evento. Além disso, essas entidades da sociedade civil e as instituições públicas formam as Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs) para uma análise mais detalhada do tema em busca de propostas que subsidiem as discussões nas etapas seguintes.

Na etapa final, que será realizada em Belo Horizonte, os representantes eleitos em cada um dos dez encontros regionais terão a oportunidade de discutir conjuntamente o tema em busca de propostas que tenham uma abrangência estadual. Essas propostas serão recebidas nas Comissões Técnicas Permanentes para subsidiar as discussões legislativas em prol do aprimoramento ou da implantação de políticas públicas específicas, podendo ser incluídas em projetos de lei em trâmite ou servir de fundamento para novos projetos.

ALMG