sexta-feira, 29 de julho de 2011

Servas beneficia 10.000 idosos na capacitação de profissionais

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos


BELO HORIZONTE (29/07/11) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) começa, nesta segunda-feira (1°), novas capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, para mais de 80 instituições da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paractu e Araxá. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Além de oferecer apoio técnico, o programa investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já foram beneficiados idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado.

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as doenças mais comuns, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação está sendo promovida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

Instituições atendidas

Em Belo Horizonte, a capacitação será realizada em duas etapas: de 1° a 4 e de 15 a 18 de agosto. Na primeira etapa serão capacitadas duas turmas, para atender as entidades de assistência ao idoso na Região Metropolitana.

Turma I

Alvinópolis, Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo; Claúdio, Bom Samaritano Associação de Amparo; Lagoa Santa, Nossa Vivenda; Mateus Leme, Lar São Mateus; Matozinhos, Lar dos Idosos São Judas Tadeu/ SSVP; Morada Nova de Minas, Vila Vicentina da SSVP de Morada Nova de Minas; Nazareno, Lar dos Idosos Rosina de Paula; Paineiras, Vila Vicentina da SSVP de Paineiras; Paraopeba, Asilo Padre Augusto Horta; Rio Vermelho, Abrigo de São Vicente de Paulo; Sabará, Agremiação Espírita Casa do Caminho/Abrigo Irmã Tereza de Jesus; Santa Bárbara, Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Santa Luzia, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo; Santa Maria do Itabira, Asilo Recanto Salvador Pires; Santana de Pirapama, Conferência São Vicente de Paulo/Obra Unida Lar do Idoso Joaquim Cândido Ribeiro; São Joaquim de Bicas, Sociedade Particular São Vicente de Paulo; Senador Modestino Gonçalves, Associação de Amparo ao Idoso São Vicente de Paulo; Simonesia, Asilo São Vicente de Paulo; Tiradentes, Abrigo Tiradentes; Três Marias, Lar dos Idosos Antônio Frederico Ozanam.

TURMA II

Augusto de Lima, Asilo São Vicente de Paulo; Baldim, Lar Boa Esperança São Vicente de Paulo; Barroso, Instituto Nossa Senhora do Carmo/Divisão Lar Nossa Senhora de Fátima; Belo Horizonte, Associação Cristã Feminina de BH - Recanto Feliz São Francisco de Assis; Belo Horizonte, Centro de Convivência Paulo Fagundes da Fonseca Penido; Brumadinho, Lar Padre Vicente Assunção; Buenópolis, Asilo São Vicente de Paulo da SSVP; Caetanópolis, Lar do Idoso Maria Augusta Teixeira ILPI; Caeté, Lar dos Idosos Padre Vicente Cornélio Borges; Capela Nova, Albergue dos Pobres do Conselho Particular da SSVP/Albergue dos Pobres; Capim Branco, Lar dos Idosos Recanto Feliz; Conceição da Barra de Minas, Asilo Raimundo Nonato Alvim; Conselheiro Lafaiete, Asilo Dr. Carlos Romeiro/Obra Unida à Sociedade de São Vicente de Paulo; Contagem, Casa Lar Amigo Presente; Crucilândia, Associação de Proteção dos Pobres; Desterro de Entre Rios, Lar dos Idosos Sagrado Coração de Jesus; Diamantina, Asilo de Idoso Frederico Ozanam; Dionísio, Lar São Vicente de Paulo; Felício dos Santos, Associação da Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida; Felixlândia, Lar dos Idosos Padre Patrício Pedro de Souza; João Monlevade, Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo; Vespasiano, Sociedade São Vicente de Paulo/Asilo Nossa Senhora da Auxiliadora.

Capacitação em BH

Data: 1º a 4 de agosto de 2011

Horário: 8h às 18h

Local: SESC - Rua Maria Borboleta s