terça-feira, 12 de julho de 2011

Funed é referência nacional na análise de medicamentos

PDFImprimirEmail
Thiago Mamede/Funed
Laboratório da Funed é referência na análise de medicamentos
Laboratório da Funed é referência na análise de medicamentos
BELO HORIZONTE (11/07/11) - A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi certificada como laboratório referência de análise para o sistema nacional de vigilância sanitária pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) que também reconheceu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como autoridade reguladora sanitária de medicamentos. O anúncio foi feito pela Opas/OMS, em Brasília (DF), durante a VI Conferência da rede Parf - Rede Pan-Americana para Harmonização e Regulamentação Farmacêutica - e é o reconhecimento de que o Brasil está apto e credenciado para atuar na regulamentação e controle de toda cadeia de produção de medicamentos no país, podendo até mesmo exportar para outros países e com papel determinante também nas ações de prevenção e combate à falsificação.
Como parte do processo de obtenção da certificação, a Anvisa escolheu o laboratório da Funed para ser auditado e ser o laboratório referência na área de vigilância da qualidade dos medicamentos consumidos no Brasil. “Comprovamos mais uma vez a confiabilidade dos resultados dos nossos ensaios e a excelência das atividades feitas aqui e ainda contribuímos para o reconhecimento da Anvisa como autoridade sanitária”, comemora o diretor dos laboratórios, Julio César Martins Siqueira.
O reconhecimento do laboratório da Funed como referência para as Américas é o primeiro passo para a conquista da pré-qualificação junto à Organização Mundial da Saúde. Em março deste ano, a OMS esteve na Fundação Ezequiel Dias para avaliar o nível de adequação dos procedimentos da Funed às normas internacionais de qualidade. Foram avaliados o sistema de gestão da qualidade e todo o serviço analítico, realizado pelo laboratório de medicamentos da Fundação.
Atualmente, a Funed faz as análises de medicamentos para o Ministério da Saúde, de acordo com a demanda para monitoramento e também investigação em caso suspeita de contaminação e/ou falsificação. Com o reconhecimento, a Funed também poderá expandir o serviço prestado para atender a outras demandas internacionais por meio da Organização das Nações Unidas (ONU).
O processo de certificação e qualificação de laboratórios é feita no mundo todo, mas, até então, no Brasil não havia laboratórios credenciados. “Os nossos laboratórios estão muito bem preparados. Já somos acreditados por importantes órgãos nacionais e essa certificação reafirma nosso compromisso com padrões internacionais de qualidade”, conclui o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães.
Opas/OMS
A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Ela também atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas. Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados a Opas. São eles que promovem a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da Opas/OMS. A Opas coopera, através desses técnicos e cientistas, com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países, para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da Organização.