terça-feira, 12 de julho de 2011

PBH: Novos Registros discute mudanças na paisagem da cidade

Novos Registros discute mudanças na paisagem da cidade
Publicado em 05/07/2011 15:30:47

Foto: Silvio Macedo
O Projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre BH convida a doutora em arquitetura e urbanismo Staël de Alvarenga Pereira Costa a apresentar sua tese “Transformações, conflitos, perdas e permanências na paisagem sul-metropolitana de Belo Horizonte”, defendida na USP em 2004. A palestra será realizada dia 12 de julho, às 19h no Auditório do Centro de Cultura Belo Horizonte, Rua da Bahia, 1.149, Centro.

O trabalho da arquiteta tem como foco a paisagem da Região Metropolitana de Belo Horizonte e os vetores de crescimento recentes da cidade. Um deles, é o que se direciona para o sul, sendo a região uma das novas fronteiras de expansão metropolitana, composta pelos municípios de Nova Lima, Raposos e Rio Acima. O seu estudo mostra a transformação dessa paisagem sob a forma de apropriação de áreas livres, antes ocupadas por matas nativas. Segundo Staël, ao serem desmatadas e terraplenadas, tais áreas têm seu relevo e seus cursos d’água alterados, provocando desmoronamentos, enchentes, assoreamentos e poluição.

A primeira das transformações observadas pela autora em sua pesquisa refere-se à atividade mineradora, estruturada sobre rochas do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Ela se sobrepõe a todas as outras, pelo peso do retorno econômico revertido aos entes federativos na forma de impostos; mão-de-obra direta e indireta e obras decorrentes de medidas de compensação pelo impacto da atividade. "Ficou evidenciado que não se pode subestimar a importância e o peso econômico da atividade mineral nessa região, causa do seu desenvolvimento, da sua conformação e, surpreendentemente, também da sua preservação", afirma ela.

Staël de Alvarenga Pereira Costa é arquiteta urbanista graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1974 e especialista em urbanismo em 1976. Obteve o título Master em Arts em Desenho Urbano na Oxford Brookes University em 1980 e o diploma de doutora em Estruturas ambientais urbanas na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, em 2004. Desde 1996, é professora na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Após a palestra, a autora participará de um bate-papo com o público. As dissertações que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultadas, pessoalmente, no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na Rua Itambé, 227, Floresta.

Os espectadores terão direito a um certificado de participação. O documento deve ser solicitado por meio do livro de presença disponível no dia do evento e a sua entrega acontecerá ao final do debate.

Todos os encontros do projeto Novos Registros são abertos ao público e têm entrada gratuita. O Projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre BH é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
Mais informações: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - (31) 3277-4665