quarta-feira, 15 de junho de 2011

Prefeitura de BH lança campanha contra violência à pessoa idosa


 


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso, vinculados à Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, lança nesta quarta-feira, dia 15, a Campanha contra a Violência à Pessoa Idosa. O evento de lançamento será realizado, de 13h às 17h, no Parque Municipal, no Centro, com a parceria de diversos órgãos da administração municipal e do Sesc/MG.

A campanha contará com uma programação diversificada com apresentações artísticas, oficinas de beleza, de saúde e de direitos do cidadão, que se estenderá até o dia 1° de outubro, Dia Nacional e Mundial da Pessoa Idosa. Durante os meses de julho, agosto e setembro várias ações executivas serão realizadas envolvendo o maior número possível de parceiros. A abertura do evento ficará a cargo de Juarez Eliziário, e trará uma homenagem ao Padre Antonio Gonçalves pelos seus 50 anos de sacerdócio e dedicação especial às pessoas idosas.

Entre as atrações estão apresentação da Banda da Guarda Municipal, intervenção artística cultural com Sandra de Mendonça Mallet, presidente do Conselho Municipal do Idoso, e dinâmica coletiva com Rosa e Jorge, do Sesc/MG. Além disso, haverá apresentações de dança cigana com integrantes do Centro de Referência da Pessoa Idosa, do teatro da BHTrans com a peça “Violência no Transporte Coletivo” e apresentações artísticas do Sesc/ MG e da Banda Trem Chic. A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar disponibilizará oito nutricionistas para fazerem atendimento de orientação nutricional e distribuição de folderes com dicas de saúde. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3277-4460.

Origem da data

No ano de 2000, o International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), Organização Internacional para Prevenção de abusos contra Idosos, em parceria com a Organização das Nações Unidas, elegeu o dia 15 de junho como o Dia Nacional e Mundial da Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política, apresentando formas da prevenção.

No Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançou em dezembro de 2005 o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. No documento, são expressas as competências e ações dos ministérios e a co-responsabilidade dos estados e municípios no desenvolvimento de ações para o enfrentamento à violência à pessoa idosa no território nacional.