quarta-feira, 15 de junho de 2011

Governo de Minas estuda projeto de transformar lixo em etanol

GUILFORD (14/06/11) - Em missão oficial do Governo de Minas na Inglaterra, os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, foram conhecer uma proposta revolucionária de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos. Eles visitaram, na sexta-feira (10), na cidade de Guilford, próxima a Londres, os laboratórios e a usina da empresa TMO Renewables, que desenvolveu tecnologia para transformar resíduos em biocombustível.

A TMO Renewables fica no The Surrey Research Park, um parque tecnológico vinculado à universidade local, que mantém um grupo de empresas de tecnologia de ponta e de pesquisas na área de energia limpa. A proposta em funcionamento na TMO, de transformar resíduos sólidos orgânicos em etanol, por meio de um catalisador próprio, foi desenvolvida na Letônia e será utilizada em duas novas usinas que devem ser inauguradas, no ano que vem, na Rússia e nos Estados Unidos. No Brasil, na cidade de Santo André (SP), uma usina em Parceria Público Privada (PPP) está sendo implantada e deve ser inaugurada em 2013.

Depois de conhecer os laboratórios onde a bactéria fermentadora que atua na catalisação é produzida, os secretários visitaram a unidade industrial, onde puderam acompanhar cada etapa do processo, questionado e discutindo a viabilidade da proposta para algumas cidades de Minas Gerais. “O mais interessante é que esta pode ser uma destinação fantástica e muito útil para o lixo das nossas cidades”, afirmou Bilac Pinto.

Narcio Rodrigues também cogitou a possibilidade de adotar esta tecnologia na produção de etanol, atualmente muito intensa no Triângulo Mineiro. O catalisador pode ser utilizado para processar o bagaço da cana, resíduo da produção de álcool, para que ele também produza etanol. “Esta seria uma saída para aperfeiçoar ainda mais o processo industrial das usinas sucroalcooleiras”, enfatizou o secretário.

Os secretários vão agora estudar o caso de Santo André. “Estamos em busca de alternativas eficientes tanto para tratamento do nosso lixo urbano, o que pode ser feito por região, em forma de consórcios de várias cidades, quanto uma proposta para tornar mais eficientes a nossa produção de etanol nas usinas, pela produção também a partir do bagaço da cana”, disse Rodrigues, ressaltando que, no projeto inglês, uma tonelada de resíduos pode produzir até 300 litros de etanol.