segunda-feira, 6 de junho de 2011

Debate Público na ALMG aborda políticas para a educação profissionalizante

Com a finalidade de discutir os programas, planos e políticas públicas e de entidades não governamentais voltados para a educação profissionalizante e tecnológica, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar um debate público na próxima segunda-feira (6/6/11). O evento, que recebe o nome "Cenários da Educação Profissional e Tecnológica em Minas Gerais", será realizado no Plenário da Casa, das 9 às 17 horas, e atende a requerimento dos deputados Bosco (PtdoB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Em sua justificativa, o deputado Bosco considerou que a educação profissional é a modalidade de ensino que mais cresce no País e em Minas Gerais. No âmbito estadual, o deputado citou o Programa de Educação Profissional (PEP), lançado em 2007 pela Secretaria de Estado de Educação, e que tem a finalidade de qualificar para o trabalho jovens do ensino médio das escolas estaduais, bem como aqueles que já concluíram o ensino médio.

O programa oferece a possibilidade de formação técnica gratuita nas instituições de ensino estadual e nas entidades públicas e privadas conveniadas que integram a Rede Mineira de Formação Profissional. Ainda de acordo com o parlamentar, o PEP está sendo ampliado em 2011, com a abertura de 30 mil novas vagas.

Na esfera federal, Bosco também citou o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que será implementado no segundo semestre deste ano. "O debate é uma oportunidade de promover uma ampla discussão com todos os setores envolvidos na educação profissional, além de expor suas políticas e identificar suas potencialidades, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação", afirmou o parlamentar.