segunda-feira, 6 de junho de 2011

PBH abre o Cadastramento Escolar

Belo Horizonte inicia a partir de segunda-feira, dia 6, o cadastramento escolar para o ensino fundamental da rede pública. Devem ser cadastradas todas as crianças que completarem 6 anos até 31 de março de 2012, além de jovens e adultos que desejam se transferir para a rede pública ou retomar os estudos. A inscrição é gratuita e pode ser feita em qualquer agência dos Correios de Belo Horizonte. Para o cadastramento, é necessária a apresentação de original e xerox de uma conta de luz recente e da certidão de nascimento da criança. Para quem deseja retornar aos estudos ou se transferir para a rede pública é preciso apresentar também um comprovante de escolaridade.

O objetivo do cadastramento é verificar a demanda por vagas no ensino fundamental. Isso permite o planejamento da oferta de vagas na Rede Municipal de Educação. Desde 1993, a inscrição no cadastro escolar é feita nas agências dos Correios com a apresentação da conta de luz, cujo identificador serve como referência para o geoprocessamento, que posteriormente é executado pela Prodabel. O processo permite que os alunos estudem em escolas próximas de suas residências. Os responsáveis recebem em casa, através de correspondência, as informações sobre a data e a escola em que irão matricular suas crianças.

Os ganhos de qualidade e agilidade do geoprocessamento favorecem não somente o aprimoramento da prestação de serviços públicos, como também economiza recursos por meio da racionalização desses serviços. Esse sistema elimina filas e democratiza o acesso à Rede Pública de Ensino. O cadastramento escolar unificado foi premiado em 2001, pela Fundação Ford, como um dos 30 melhores programas de Políticas Sociais do País.


Fonte > PBH