quinta-feira, 9 de junho de 2011

BH recebe exposição intinerante da SOS Mata Atlântica

Belo Horizonte recebe exposição itinerante da SOS Mata Atlântica
Publicado em 08/06/2011 16:54:59



Pouco mais de um ano após a primeira visita a Belo Horizonte, o projeto itinerante “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, retorna à cidade cheio de novidades. O caminhão adaptado, que reuniu cerca de dois mil visitantes na capital mineira em 2010, chegou nesta quarta-feira, 8, e fica até domingo, dia 12, no Parque Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã), mostrando a importância da Mata Atlântica e oferecendo atrações gratuitas para a população, como oficinas, exposições, jogos educativos, rodas de conversa, análise de água e exibições de filmes. Em Belo Horizonte, o projeto ainda fará parte das atrações do Festival Natura Musical, que será realizado no domingo, no próprio parque. A iniciativa tem o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apoio da Fundação de Parques Municipais (FPM), da Secretaria Municipal de Educação, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), da Brigada 1 Combate Voluntário a Incêndios Florestais e da Gald Ecoturismo & Aventura.

A visita à capital mineira serve para relembrar a população que o ar e a água que abastecem a cidade vêm da Mata Atlântica e mostrar como todos podem ajudar para evitar que a poluição e o desmatamento continuem a afetar sua qualidade de vida. De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes florestais da Mata Atlântica, divulgado dia 26 de maio pela SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município de Belo Horizonte já teve mais de 97% de sua floresta original desmatada. “Hoje, restam na cidade menos de mil hectares de Mata Atlântica em bom estado de conservação”, observa Marcia Hitora, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG. Para a coordenadora da exposição, Camila Plaça, as pessoas precisam conhecer como e porque devem contribuir para reduzir o desmatamento.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. O caminhão conta, ainda, com uma estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail itinerante@sosma.org.br e pelo site www.sosma.org.br.

Atividades

Estão sendo promovidas diversas atividades, como a roda de conversa que debateu o Código Florestal Brasileiro e a coleta de água do Ribeirão Arrudas para análise de qualidade. Hoje o tema do debate será “A Mata Atlântica é aqui em Belo Horizonte”, às 11h. Às 15h, será realizada a oficina de desenho sobre os animais da Mata Atlântica. Na sexta-feira, dia 10, às 10h, serão exibidas sessões do CineMata, com temas socioambientais e livres para todos os públicos e, às 15h, ocorre a oficina de pintura de máscaras com espécies do Bioma.

No final de semana, as atrações são oficinas, como a de brinquedos feitos com garrafas pet, que será realizada no sábado, às 11h, e a oficina de ecoturismo e turismo de aventura, que acontece no domingo, às 13h30. Além disso, serão apresentadas dicas de visitação, conservação e segurança na prática. No domingo, das 11h às 18h, a exposição fará parte do Festival Natura Musical, que terá diversas atrações musicais.

Também fazem parte da programação atividades como a Mini Biblioteca para consultas, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória e o Mapa Interativo. O público também poderá conhecer a maquete dinâmica, que mostra as diferenças entre dois territórios, um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada..

O projeto

“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” foi lançado em maio de 2009 e visitou 80 cidades em seus dois primeiros ciclos anuais, do Rio Grande do Sul ao Piauí, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros. Ao todo, mais de 290 mil pessoas já participaram das atividades realizadas no caminhão. Além disso, 80 corpos d’água foram monitorados pelo projeto, que contou com apoio de 250 instituições ao longo da viagem. Durante o terceiro ciclo do projeto, lançado em maio, 43 cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país serão visitadas.