quinta-feira, 9 de junho de 2011

Municípios aprimoram serviços do Sistema Único de Assistência Social em Minas Gerais

Municípios aprimoram serviços do Sistema Único de Assistência Social em Minas Gerais

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (09/06/11) - Mais 76 municípios mineiros serão beneficiados com a capacitação para o aprimoramento dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro será realizado nesta sexta-feira (10), na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (rua 14, nº 158, Ilha dos Aimorés), das 9h30 às 18h, em Governador Valadares, no Leste do Estado.
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada em maio deste ano entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Associação Mineira de Municípios (AMM). A expectativa é que 150 profissionais, entre representantes dos municípios gestores e técnicos da assistência social, participem desta etapa. Desde a assinatura do convênio entre Sedese e AMM, mais de 200 pessoas que trabalham para o Suas, de 77 cidades, já foram capacitadas para a gestão e operacionalização do serviço.
Os municípios que participarão desta etapa são Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Cantagalo, Capitão Andrade, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Coronel Fabriciano, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Cavati, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galiléia, Goiabeira, Governador Valadares, Guanhães, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itabirinha, Itanhomi, Itueta, Jaguaracu, Joanésia, José Raydan, Mantena, Marilac, Marliéria, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mesquita, Nacip Raydan, Naque, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pingo D’água, Resplendor, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Itueto, Santana do Paraíso, São Felix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João do Oriente, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Sobrália, Tarumirim, Timóteo, Tumiritinga, Virginópolis e Virgolândia.
Depois de Governador Valadares, as próximas capacitações serão realizadas nos municípios de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, no dia 30 de junho, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no dia 7 de julho.
Suas
O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Em Minas Gerais, a implantação do Suas é coordenada pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas). Todos os 853 municípios mineiros já estão habilitados ao Suas, o que significa que as cidades do Estado estão aptas a receber o cofinanciamento estadual e federal para a realização e desenvolvimento das ações e das políticas públicas executadas no campo da assistência social.