quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alunos mineiros representam o Brasil em competição internacional de Matemática

Minas Gerais vai representar o país na Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad – IMO) 2011, em Amsterdã, na Holanda. A aluna do 3ª ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, Maria Clara Mendes Silva, e o estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar de Belo Horizonte, André Macieira Braga Costa, vão compor a delegação brasileira de seis integrantes que vai participar da competição entre os dias 16 e 24 de julho de 2011. Os mineiros estão entre os três representantes de escolas públicas selecionados. A Olimpíada Internacional de Matemática conta com a participação de aproximadamente 100 países.
Na Olimpíada, realizada pelo Comitê Olímpico Internacional de Matemática, os alunos vão fazer duas provas, cada uma com três problemas envolvendo os seus conhecimentos em teoria dos números, álgebra e geometria. As questões vão ser tiradas de um banco de dados enviados por professores dos países participantes.
A aluna do 3º ano do ensino médio, Maria Clara Mendes Silva, já está em fase de preparação. “Tenho estudado em casa, dado ênfase para as matérias que podem ser mais úteis. Também estudo pelas questões das provas anteriores da competição”, explica. A estudante participa, desde 2006, da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O seu bom desempenho fica comprovado com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Apesar de todo esse retrospecto, esta vai ser a primeira vez que a estudante participa da competição Internacional. “Espero voltar de lá com uma medalha. Meus colegas de escola estão torcendo por mim”, lembra.
Outro destaque que vai representar o Brasil é André Macieira Braga Costa. Para o estudante participar da competição é a oportunidade de aliar duas coisas que gosta. “A experiência vai ser bem interessante. Nossa equipe vai tentar fazer o melhor. Eu sempre quis conhecer outros países e poder participar de uma competição que envolve isso e a Matemática é o mesmo que unir o útil ao agradável”, ressalta o estudante. André Macieira também conquistou medalhas na OBM. Foram: uma de ouro e uma de prata nas edições de 2009 e 2010, respectivamente. A facilidade com a disciplina é aprimorada com a dedicação de uma hora e meia por dia de estudos. “Em 2009, tive a oportunidade de participar da Preparação Especial para Competições Internacionais que é oferecida pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Essa preparação ajuda os alunos nas competições nacionais, como a OBM e nas internacionais de Matemática”, explica.
Para participar da competição internacional, Maria Clara e André Macieira tiveram que estudar muito. Os selecionados para representar a delegação brasileira deviam estar entre os premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática. Eles também tiveram que resolver listas de problemas, além de realizarem quatro provas. O desempenho em todas essas etapas foi o critério utilizado para classificar os representantes brasileiros na competição internacional.
Olimpíada Internacional de Matemática
A Olimpíada Internacional de Matemática é realizada desde 1959 e é realizada pelo Comitê Olímpico Internacional de Matemática, formado por representantes da sociedade científica de diversos países. Participam da competição estudantes do ensino médio, ou que já tenham concluído a escolaridade média, mas sem ingresso no ensino superior. O Brasil participa da competição desde 1979. Desde então, já foram 90 medalhas, sendo oito de ouro, 23 de prata e 59 de bronze, na competição que envolve cerca de 100 países a cada edição.
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
A Olimpíada Brasileira de Matemática começa a sua primeira etapa no dia 18 de junho de 2011. Participam da competição alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e estudantes de graduação de qualquer curso e qualquer período, de instituições públicas e privadas do país. A competição conta ainda com outras duas etapas a serem realizadas nos meses de setembro e outubro. Atualmente mais de 350 mil estudantes participam da competição. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
A OBM é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).